Novidades

Está a pensar num carro elétrico? Saiba que Portugal está entre os mais bem preparados

Pesquisa avalia 22 países europeus
Texto
Carregamento elétrico
Carregamento elétrico

Portugal está colocado no oitavo lugar de um índice que avalia a preparação para o mercado de veículos elétricos (VE).

O «LeasePlan EV Readiness Index» avaliou 22 países numa pesquisa levando à conclusão de que “conduzir um veículo elétrico é agora uma opção viável num número cada vez maior de países europeus”.

O Índice mostra que a Noruega, a Holanda, a Suécia e a Áustria são os mais bem preparados para “a revolução dos veículos elétricos”. Portugal ocupa a 8ª posição com um total de 5.487 VE registados (0,5% por 1.000 habitantes, e uma quota de mercado de VE de 3,1%).

“Pela primeira vez, todos os países do Índice apresentam uma melhor pontuação do que no ano passado demonstrando uma maior preparação para os VE em todo o continente, embora a taxa de preparação varie significativamente em toda a Europa”, refere a LeasePlan explicando que “as melhorias na preparação para os VE devem-se principalmente a um avanço na infraestrutura de carregamento e uma maior variedade de modelos disponíveis proporcionando aos consumidores uma escolha real”.

A Noruega continua a ser o líder indiscutível de VE atingindo já uma percentagem de 53% de todos os veículos recém-registados. A Holanda tem a maior rede pública de pontos de carregamentos disponíveis (83,196), seguida da Alemanha (37,405) e da França (34,558).

Em relação à maturidade da infraestrutura de carregamento, Portugal tem um total de 1.980 de postos públicos de carregamento divididos por 741 localizações (dos quais 74 rápidos), o que equivale a 0,19% por 1.000 habitantes e a 0,36% por VE registado.

Áustria, Irlanda, Alemanha e Holanda obtém a maior pontuação em termos de apoio governamental para veículos elétricos, incluindo subsídios de compra, benefícios fiscais de registo, benefícios de imposto de propriedade, benefícios fiscais para empresas e benefícios no IVA.

Os 22 países incluídos no «LeasePlan EV Readiness Index 2019» são: Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia, Eslováquia, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido.

O Índice baseia-se em quatro fatores: a maturidade do mercado de VE (incluindo também os híbridos plug-in), a maturidade da infraestrutura de VE, incentivos governamentais e a experiência da LeasePlan com VE em cada país.

O «LeasePlan EV Readiness Index 2019» é divulgado antes da participação da empresa de aluguer de frotas na 49ª Reunião Anual do Fórum Económico Mundial que terá lugar de 21 a 25 de janeiro em Davos, na Suíça.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias