Novidades

Seat Leon TGI Evo passa a contar com mais potência e autonomia

A Seat melhorou as qualidade do Leon alimentado a gás natural
Texto
Seat Leon TGI EVO
Seat Leon TGI EVO

A Seat melhorou as qualidades das versões do Leon alimentadas por gás natural comprimido com a adoção de um novo motor 1.5 TGI e o aumento da autonomia quando alimentado exclusivamente por Gás Natural Comprimido (GNC) graças à integração de três depósitos de gás.

O novo Leon TGI Evo – fabricado em Martorell – dá continuidade ao sucesso do Leon TGI e Leon ST TGI mas com melhor tecnologia, tornando-o ainda mais relevante na oferta de veículos alimentados por GNC.

O moderno motor de quatro cilindros 1.5 sobrealimentado do Leon TGI Evo (baseado no bloco TSI com capacidade idêntica) recebeu um sofisticado sistema start-stop, a mais recente evolução em turbocompressores com uma turbina de geometria variável e o ciclo de combustão Miller para uma maximização da eficiência e de performance.

Os componentes internos do motor foram redesenhados e desenvolvidos de acordo com as exigências da utilização do GNC; recebendo novos pistons em cromoníquel com segmentos modificados para a utilização de gás, bem como o reforço das sedes de válvulas para melhor resistência ao desgaste, tendo as válvulas sido elevadas para uma melhor circulação do gás no interior da câmara de combustão.

O Leon TGI Evo debita 130 CV de potência às 5,000rpm – mais 20CV face ao motor 1.4 precedente – e 200 Nm de binário entre as 1,400rpm e as 4,000rpm, podendo ser acoplado a uma caixa manual de seis velocidades ou à unidade de dupla embraiagem com sete velocidades.

Como os outros modelos da gama Seat GNC, o Leon TGI Evo apenas recorre à gasolina como combustível alternativo quando os depósitos de GNC ficam vazios, embora agora seja ainda maior a capacidade de abastecimento de GNC uma vez que o Seat Leon TGI Evo recorre a três depósitos – dois dos quais fabricados com a leve e sofisticada tecnologia de fibra de carbono.

O Seat Leon TGI Evo tem uma capacidade de armazenamento de 17.7kg de GNC, garantindo-lhe um alcance de 500km neste modo de alimentação e, graças à passagem automática para gasolina, consegue estender o alcance nuns adicionais 150 km.

O Leon TGI Evo, que fica disponível pela primeira vez com os níveis de equipamento FR e Xcellence – em acréscimo ao nível Style –, alarga a gama disponível de modelos Seat GNC com mais modelos que não só reduzem as emissões, o impacto ambiental e os custos de utilização, como combinam tecnologia sofisticada, facilidade de utilização e emoção estética.

VEJA TAMBÉM:

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano