Novidades

Lexus revela o Direct4: a tecnologia elétrica de condução de última geração

Novo sistema de controlo de condução elétrico vai servir a próxima geração de veículos eletrificados da Lexus
Texto
Lexus Direct4
Lexus Direct4

Pouco mais de um ano após o Salão de Tóquio 2019, onde a marca de prestigio da Toyota apresentou o protótipo futurista LF-30, a marca nipónica acaba de apresentar uma das tecnologias centrais de Lexus Electrified que suporta a visão da marca que tem como objetivo dar o salto no que toca ao desempenho do veículo.

Trata-se do Direct4, um novo sistema de controlo de condução elétrico projetado para a próxima geração de veículos eletrificados com a tecnologia híbrida e 100% elétricos.

O Direct4 controla com precisão o binário dos motores elétricos dianteiros e traseiros, e a força de travagem nas quatro rodas. Ao ajustar automaticamente o equilíbrio das trações dianteira e traseira, o sistema adapta as condições de condução às intenções do condutor, alterando a sensação de condução e conferindo ao automóvel a melhor postura.

Este novo sistema da Lexus recorre a um e-eixo dianteiro (e-axle) e a outro traseiro, cada um com um motor elétrico de alto binário, com foco na distribuição ideal da força motriz. Como o motor está diretamente ligado às rodas por um único eixo de transmissão, a operação é rápida.

Segundo a Lexus, o seu modo de operar é intuitivo e muito responsivo, conferindo ao condutor a genuína sensação de estar totalmente ligado ao veículo.

Para além disso, faz o equilíbrio ideal entre previsibilidade e emoção, permitindo uma poderosa aceleração linear e curvas estimulantes. Paralelamente, fiel ao DNA da Lexus, o sistema foi projetado para fornecer tranquilidade e conforto.

Para desenvolver o DIRECT4, a Lexus tirou proveito de uma experiência inigualável em tecnologia para veículos elétrificados. Uma experiência que reforça o desenvolvimento da ‘Assinatura de Condução Lexus’, um padrão único que definirá o desempenho dinâmico dos veículos de próxima geração da marca nipónica.

A ‘Assinatura de Condução Lexus’ tem como objetivo fornecer aos condutores uma sensação de condução natural, uma sensação de união com o veículo e o verdadeiro conforto que vem da confiança num automóvel cuidadosamente projetado, equilibrando na perfeição emoção e previsibilidade.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente