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Lexus apresenta o LF-Z Electrified

Concept revela a nova visão da marca no caminho da eletrificação
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A Lexus apresentou nesta terça-feira o ‘concept’ LF-Z Electrifeid lançando a nova visão da marca ‘premium’ do Grupo Toyota para a eletrificação da sua gama de modelos, que terá 20 novidades (entre renovações e estreias; entre híbridos, plug-in e elétricos) até 2025.

A visão Lexus Electrified estreia-se com o LF-Z (o ‘Z’ é de zero emissões) como protótipo do “desempenho de condução, estilo e tecnologia” que a marca pretende materializar em 2025, como são a plataforma EV dedicada ou a tecnologia de tração às quatro rodas Direct4 já presentes neste ‘concept’.

O Lexus LF-Z Electrified tem 4.880 de comprimento, 1.960 mm de largura e 1.600 mm de altura – com uma distância entre eixos de 2.950 mm. O peso bruto é de 2.100 kg. A bateria de iões de lítio de 90 kWh de capacidade permite 600 km de autonomia. O LF-Z oferece uma potência de 400 kW (536 cv) e um binário de 700 Nm acelerando dos 0 aos 100 km/h em 3 segundos e atingindo os 200 km7h de velocidade máxima.

A combinação da plataforma 100% elétrica com o novo sistema de controlo de tração às quatro rodas bem como a colocação do motor elétrico de alta potência na parte traseira têm como objetivo um desempenho dinâmico e ágil de um veículo com uma carroçaria exterior “esculpida de forma acentuada”.

No interior, o “espaço amplo e minimalista” apresenta-se com um design de cabine Tazuna, (palavra japonesa para rédeas de um cavalo) “adaptado às qualidades específicas da condução de um veículo elétrico a baterias e abraça a filosofia centrada no ser humano” com recurso à Inteligência Artifical “para aprender as preferências pessoais e detetar comportamentos” do condutor com destaque no reconhecimento por voz.

“A assinatura de condução Lexus Driving Signature confere ao condutor a sensação de estar perfeitamente ligado à aceleração, desaceleração e condução do carro, em todos os momentos, com respostas lineares imediatas, fiéis às suas solicitações e intenções.”

O posicionamento da bateria longitudinalmente sob o piso torna a estrutura do veículo mais rígida reduz o centro de gravidade e ajuda a absorver o ruído e as vibrações da superfície da estrada aumentando ainda mais o nível de silêncio e o conforto da condução.

O novo sistema Direct4 da Lexus permite o controlo livre e independente do binário do motor para as quatro rodas com uma capacidade de adaptação para fornecer tração dianteira, traseira ou às quatro rodas conforme o necessário à condução na resposta às solicitações no acelerador e no volante.

O Lexus LF-Z Elecrified oferece um controlo do volante ‘by-wire’ em que não há ligação mecânica com as rodas permitindo uma correlação mais direta entre a operação de condução e a força motriz: o veículo pode virar com menor rotação do volante e o condutor “terá os benefícios desta tecnologia avançada obtendo uma maior precisão da direção” através de um sistema totalmente eletrónico que também filtra as vibrações indesejadas da superfície da estrada.

O design deste ‘concept’ mostra a evolução da Lexus para um formato “simples baseado em proporções fortes” envolvendo um habitáculo com “contornos suaves” entre uma frente baixa e um pico na parte traseira. As rodas de grande diâmetro foram empurradas para os cantos do veículo diminuindo o centro de gravidade e dando uma aparência mais larga.

À frente, a icónica grelha fusiforme da Lexus dá lugar à superfície tapada característica dos EV que abre espaço a um novo "corpo fusiforme" de design horizontal que enfatiza as rodas numa postura poderosa em direção a uma traseira com luzes estreitas apresentando um novo logótipo com o nome da marca por extenso

O novo cokcpit de inspiração Tazuna eleva a abordagem de centralização no ser humano com uma “estreita coordenação de interruptores no volante e um ‘head-up display’, que permite que o condutor aceda às funções e a informações do veículo de forma intuitiva, sem precisar de alterar a sua linha de visão e mantendo a atenção na estrada”.

“As fontes de informação do condutor, como o ‘head-up display’ de realidade aumentada e o ecrã multimédia ‘touch’, bem como outros elementos, estão compreendidos num único módulo, enquanto os controlos do sistema de condução estão agrupados à volta do volante.”

O acesso ao Lexus LF-Z Electrified é feito por uma chave digital (dispensando a chave física) que pode ser disponibilizada a família ou amigos ou permitindo a ativação de serviços como entrega de encomendas no carro ou a partilha do próprio automóvel.

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