Novidades

Lucid Air Dream Edition: a berlina elétrica de luxo com autonomia até 832 km

Lucid Motors revelou agora a versão de produção do seu modelo de estreia
Texto

A Lucid Motors, empresa fundada em 2007 para produzir baterias de alta-performance para equipas da Fórmula E, revelou agora a versão de produção do Lucid Air, um elétrico que promete uma autonomia até 832 km.

O novo modelo 100% elétrico que deverá chegar ao mercado em 2021, conta com uma bateria de 113 kWh, que alimenta dois motores elétricos, que debitam uma potência de 1.095 cv, que é transmitida às quatros rodas.

A versão topo de gama, Dream Edition, permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,5 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 270 km/h.

A marca norte-americana revelou ainda que o Lucid Air está dotado de baterias que operam a mais de 900 V, permitindo carregamentos a 300 kW, o suficiente para recuperar até 480 km de autonomia em 20 minutos num posto de carregamento rápido. Já com corrente alternada, a berlina elétrica de luxo pode carregar a 19,2 kW.

No interior, destaca-se um painel de instrumentos com vidro curvo de 34 polegadas com definição 5k e o sistema de infoentretenimento, denominado 'Painel Piloto', que pode ser recolhido no tablier quando não é usado e que está dotado do sistema Alexa da Amazon.

Um dos destaques deste Lucid Air é o espaço interior que oferece, com a marca a deixar claro que a bagageira desta berlina 100% elétrica conta com 739 litros de espaço para bagagem e para além disso vai estar dotada de três bancos para os passageiros traseiros, apesar da marca ter revelado que está prevista uma versão com dois bancos executivos que podem reclinados até 55 graus.

Em matéria de tecnologia, o novo Lucid Air conta com todos os tipos de auxiliares à condução, onde se destacam 32 sensores e 14 câmaras que permite a este modelo estar dotado do nível 2 de condução autónoma, para além de controlo de velocidade adaptativo com manutenção na faixa de rodagem, bem como assistente de estacionamento, faróis automáticos, alerta de trânsito ou alerta de ângulo morto, câmara de visão periférica, sistema automático de travagem de emergência automático, reconhecimento de sinais, entre outros.

O Lucir Air vai estar disponível em quatro versões Air, Air Touring, Air Grand Touring e Air Dream Edition, com baterias de 75 kWh ou 113 kWh nas versões de topo.

Em matérias de preços, a marca já fez saber que o seu modelo 100% elétrico arranca nos 80 mil dólares, 67.522 euros na versão base, que deverá chegar ao mercado em 2022, enquanto o topo de gama Dream Editon terá um preço de 169 mil dólares, cerca de 142.641 mil euros.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos