Grupo BMW aposta na manutenção preditiva das suas linhas de produção

  • Redação Autoportal
  • 23 ago, 11:03

A tecnologia implementada baseia-se numa plataforma em nuvem que recorre a sensores, análise de dados e inteligência artificial

A gestão de uma linha de produção automóvel é algo que requer um controlo e uma supervisão muito atenta e permanente, sob pena de possíveis paragens não programadas colocarem em risco a rentabilidade de todo o negócio. É nesse sentido que o Grupo BMW aposta na manutenção preditiva para as suas mais de 30 unidades de produção e montagem espalhadas pelo mundo.

Ao contrário da manutenção preventiva, baseada em estatísticas ou calendários definidos e que, por consequência, não leva em conta as condições reais dos equipamentos, o que pode originar ações de manutenção, incluindo substituição de partes, que não são necessárias, a manutenção preditiva baseia-se nas condições físicas ou de funcionamento dos equipamentos.

PUB

Detentor das marcas BMW, Mini, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o Grupo BMW optou por gerir as suas linhas de produção com a ajuda de sensores, análise de dados e inteligência artificial (IA). Através da monitorização do equipamento e do respetivo estado, estes elementos permitem prever falhas dos sistemas, mesmo antes destas acontecerem. E para otimizar a sua manutenção, os dados são utilizados para decidir quando substituir componentes, a fim de evitar tempos de paragem desnecessários.

PUB

A manutenção preditiva tem também um efeito muito positivo ao nível da eficiência e da sustentabilidade, na medida em que assegura que componentes intactos ou ainda em boas condições de funcionamento não sejam substituídos demasiado cedo.

A tecnologia implementada pelo Grupo BMW baseia-se numa plataforma em nuvem que está diretamente ligada aos equipamentos de produção. Estes podem assim transmitir dados de forma constante (cerca de uma vez a cada segundo), os quais são tratados e analisados com a ajuda de algoritmos e estão sempre disponíveis para diferentes intervenientes.

PUB

A ligação entre software e máquina permite ainda a introdução de modificações no sistema de forma muito fácil e rápida, ao mesmo tempo que as reparações podem ser direcionadas de um modo mais preciso e efetuadas de forma mais eficiente em termos de custos e de recursos. Outra das vantagens da manutenção preditiva prende-se com o prolongamento dos tempos de funcionamento, pois aumenta significativamente a vida útil das máquinas e dos sistemas.

PUB
Continuar a ler

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS