A Ferrari vive um dos melhores momentos da sua história e apesar de estarmos no final do verão a marca de Maranello continua a fazer as delícias dos seus fãs com a apresentação de descapotáveis.
Agora foi a vez do novo 812 GTS, que a Ferrari diz ser o descapotável de produção mais potente da marca e para além disso, marca o regresso da marca italiana à produção regular de descapotáveis com motor V12 dianteiro, desde o 365 GTS.
Desta forma o novo 812 GTS tem por base o seu irmão 812 Superfast e por isso conta com um bloco V12 capaz de debitar uns impressionantes 800 cv de potência às 8500 rpm e um binário de 718 Nm.
De acordo com a Ferrari, estes números permitem acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de três segundos e dos 0 aos 200 km/h em 8,3 segundos, para além de alcançar uma velocidade máxima de 340 km/h.
A Ferrari revelou que melhorou a questão da emissões deste bloco que está dotado de um sistema de Start Stop 'on the move', que permite ao 812 GTS circular com o motor desligado em alguns percursos mais curtos.
A marca de Maranello destaca ainda o trabalho realizado na gestão da entrega da potência, já que 80% do binário máximo deste 812 GTS está disponível a partir das 3500 rpm.
Já a caixa de velocidades automática de dupla embraiagem foi melhorada, de forma a oferecer agora uma melhoria nas sensações de condução.
O novo 812 GTS vem equipado com um conjunto de sistemas eletrónicos de última geração, que permitem ao condutor retirar todo o potencial dinâmico deste novo Ferrari. Assim pode contar com uma direção de assistência elétrica ou com o sistema de Controlo de Deslizamento Lateral, entre outras ajudas a uma condução mais desportiva.
Este novo descapotável conta com uma capota retrátil que pode ser recolhida em apenas 14 segundos, um procedimento que pode ser realizado em movimento e até uma velocidade de 45 km/h.
Já do ponto de vista aerodinâmico, o 812 GTS apresentou dois grandes desafios aos engenheiros da Ferrari: garantir o mesmo desempenho da versão coupé e ao mesmo tempo garantir o máximo conforto para os passageiros deste novo descapotável quando a capota estiver aberta.
Nesse sentido a resistência aerodinâmica foi reduzida graças às saídas de ar posicionadas na parte traseira para descarregar a sobrepressão e a consequente força de travagem.
Já os cantos superiores do pára-brisa foram equipados com dois pequenos defletores em forma de L, como acontece no LaFerrari Aperta, de forma a evitar sobrepressões prejudiciais na área atrás das cabeças dos ocupantes.
Para além disso foi instalado um vidro traseiro de comando elétrico, que serve de corta-vento quando a capota está aberta e que permite um maior conforto no interior deste 812 GTS.