Novidades

Vídeo: Seat abre as portas da sua câmara anecoica

Centro Técnico de Martorell mostra como trabalha a acústica dos automóveis
Texto
A câmara anecoica da Seat
A câmara anecoica da Seat

Uma câmara anecoica é uma instalação construída para reproduzir as condições acústicas mais próximas que é possível do silêncio absoluto. A Seat abriu as portas à observação da sua câmara anecoica mostrando a importância que esta estrutura tem no fabrico automóvel.

Do som do motor ao do limpa para-brisas, do portão da mala à inclinação do banco, as fontes de som de um veículo são inúmeras e a preocupação com a acústica é determinante no âmbito da qualidade. No Centro Técnico da Seat em Martorell há um câmara anecoica concebida para medir o ruído e o som de cada veículo com a máxima precisão e sem qualquer interferência.

Esta cãmara foi concebida com um sistema denominado "box in box", de duas caixas, uma dentro da outra, com várias camadas de betão e aço que a isolam do exterior e cobertas com materiais que absorvem mais de 95% das ondas evitando assim o eco e a reverberação.

"Por um lado, medimos o nível de incómodo dos ruídos e verificamos se estes são reduzidos ao mínimo e, por outro, verificamos se os sons que queremos ouvir, os que se referem ao veículo, estão perfeitamente definidos. Finalmente, trabalhamos na harmonia de todos eles", explica Ignacio Zabala, chefe do departamento de Acústica da Seat.

Os testes acústicos vão ao ponto de diferenciar a diferença do som dos limpa para-brisas em difeerntes condições de temperatura simuladas: "Um limpa para-brisas não soa tão bem quando está quente no exterior e não soa o mesmo quando a temperatura está abaixo de zero."

"Não vale a pena um automóvel ter muito isolamento do exterior, se o sistema de ventilação soar muito forte", diz Zabala explicando ser por isso "tão importante reduzir o ruído e definir os sons para alcançar a harmonia entre todos eles" porque a acústica "tem um impacto direto no conforto e é um fator determinante na perceção da qualidade de um automóvel".

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos