A Seat anunciou que as ideias dos seus colabores proporcionaram à empresa uma poupança de 7.2 milhões de euros em 2020.
A marca de Martorell promove anualmente um programa que visa dar a voz aos seus colaboradores de forma a propor melhorias no seu dia-a-dia que “permitam otimizar tarefas, processos e qualquer outro aspeto do seu ambiente de trabalho”.
No último ano a empresa recolheu mais de 3.000 iniciativas, 850 já foram colocadas em prática e proporcionaram uma poupança significativa à Seat.
“As ideias com maior potencial económico ocorreram nas áreas de produção, especificamente na carroçaria, seguida de energia e instalações, e logística”, revelou a empresa em comunicado.
“Apesar da complexidade da situação decorrente da pandemia, os colaboradores da nossa empresa continuaram a promover e a partilhar a sua vontade permanente de melhorar e o seu espírito inovador. A sua atitude é um impulso adicional para ultrapassar os desafios da empresa e do momento atual, que permite detetar na origem possíveis ideias de melhoria que podem ter um impacto coletivo positivo”, adiantou Xavier Ros, vice-presidente de Recursos Humanos e Organização da Seat.
Nesta edição, a ideia que mais gerou economia foi o desenho de um algoritmo de alerta que fortalece o sistema de rastreamento de notas de entrega para peças de fornecimento JIT (Just In Time, ou aquelas que não existem em stock e são fornecidas em questão de horas).
Da mesma forma, outras iniciativas de caráter sustentável destacam-se, como a substituição de bombas de óleo por bombas de vácuo sem emissões nos sistemas de refrigeração das instalações produtivas, ou a introdução de um novo algoritmo que prioriza o uso de água para manutenção de acordo com as necessidades reais, em comparação com o anterior uso automático por horas.