Novo ‘hiper ecrã’ da Mercedes é uma revolução digital inteligente

  • Redação Autoportal
  • 7 jan, 17:28

EQS vai fazer a estreia do novo ecrã no final do ano

A Mercedes apresentou nesta quinta-feira o seu novo ecrã para os futuros modelos da marca anunciando uma revolução digital no tabliê cada vez mais inteligente.

Chama-se ‘Mercedes MBUX Hyperscreen’, tem 141 cm, e ocupa o tablê a praticamente toda a sua extensão entre o pilar A incluindo as características turbinas de ventilação.

Este ecrã é o maior de um Mercedes de produção, com a estrutura de vidro mais extensa num carro da marca numa fusão entre analógico e digital.

O 'hyperscreen' é composto por três ecrãs sob a superfície de vidro como uma entidade única. Um dos ecrãs é destinado diretamente ao condutor, outro é central e o terceiro é direcionado para o passageiro ao seu lado.

Elevando o sistema MBUX (Mercedes-Benz User Experience) para o novo nível ‘layer 0’ (numa eliminação de ‘camadas’ de menus), o novo ecrã pretende dispensar passos intermédios como o ‘scroll’ ou os comandos por voz ao mesmo tempo que mostra ‘apenas o que interessa’ de forma destacada.

Todas as funções (acessíveis no topo) vão estar combinadas para cada ocupante do carro – desde a navegação às massagens - através da Inteligência Artificial (AI) que pretende, num aumento crescente dessa inteligência, adaptar-se aos hábitos de utilização para que esse ‘sistema layer 0’ possa exibir o que é mais utilizado e dispensando a navegação intermédia.

O ecrã destinado em concreto ao condutor vai ter integrado um ‘display’ específico relacionado com a condução com um interface EQ com realidade aumentada introduzido com o novo Classe S.

Este MBUX Hyperscreen de “simplicidade e beleza” vai ser esteado no final do ano com a limousine de luxo 100% elétrica EQS.

A Mercedes anuncia a revelação de um total de quatro modelos elétricos neste ano de 2021 e o primeiro será o EQA, já no final deste mês.

RELACIONADOS

Vídeo: Hamilton faz horas extra com o Mercedes-AMG Project One

Mercedes-Benz vai lançar seis modelos totalmente elétricos até 2022

Não há Classe S mais luxuoso: Mercedes apresenta o novo Maybach

Mercedes Classe S já tem preços para Portugal: por enquanto são quatro

COMPUTADOR DE BORDO

Fique a saber como são as novas cartas de condução

Descontos nas portagens das ex-Scut de Algarve e Interior vão até aos 55%

Largue o telemóvel: conheça as alterações ao Código da Estrada

VEJA MAIS

MAIS LIDAS