Novidades

McLaren chama Albert ao seu Speedtail mais singular de sempre

O exemplar único concebido pela McLaren Special Operations ostenta uma decoração exterior que demorou 12 semanas a ser concebida
Texto

Com a aproximação do fim da produção de apenas 106 unidades do hiperdesportivo Speedtail, a McLaren Special Operations (MSO) revelou agora um exemplar muito especial, encomendado pelo concessionário oficial da marca em Beverly Hills, Estados Unidos.

Foi apelidado de Albert, tal como os primeiros protótipos do McLaren F1 de 1992, por terem sido concebidos nas instalações de Albert Drive, em Woking, Inglaterra, e pretende prestar homenagem ao primeiro Speedtail a ser testado em estrada aberta, em 2018. Um reflexo disso mesmo é a complexa pintura exterior, inspirada na camuflagem usada nessa fase de testes, por forma a que o novo modelo da McLaren passasse despercebido (se possível!) aos olhares mais curiosos.

O processo de elaboração da decoração exterior do Albert Speedtail teve uma duração total de 12 semanas e passou por diferentes fases. Inspirado nas linhas que representam o fluxo de ar idealizado para a carroçaria, usadas para “mascarar” o primeiro protótipo do Speedtail, o Albert agora apresentado está pintado em “Prata Magnésio” – a cor do McLaren F1 quando foi revelado pela primeira vez no Grande Prémio do Mónaco de 1992 – e “Cinzento Ueno”, a cor do F1 GTR que ganhou as 24 Horas de Le Mans em 1995.

Elaborada pela equipa do Centro de Produção McLaren (MPC), a pintura do novo Albert passou inicialmente por uma fase de testes, para se compreender a viabilidade do processo, e de renderização digital para afinação de todos os detalhes. Foram necessárias duas semanas para a criação e aplicação de máscaras de pintura no automóvel ainda totalmente montado (por forma a garantir a perfeita transição das linhas entre painéis), seis semanas para a pintura propriamente dita após desmontagem, e o restante tempo para a secagem e para voltar a montar os painéis na carroçaria. A fase final do processo foi a aplicação de uma camada transparente já com tudo no devido lugar.

Recorde-se que o Speedtail está equipado com uma motorização híbrida de 1.070 cavalos de potência e atinge uma velocidade máxima de 402 km/h, o que o torna o McLaren de estrada mais rápido de sempre.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias