Novidades

Novo Mercedes-AMG GLA 45 é um crossover desportivo

Novas versões dispõem de um motor 2.0 turbo de 387 cv, e 421 cv potência na versão mais musculada
Texto

A Mercedes antecipou o arranque do Salão Automóvel de Genebra ao apresentar os novos Mercedes-AMG GLA 45 e 45 S, dois verdadeiros crossover desportivos compactos.

A marca germânica fez saber que estes novos modelos contam com o bloco que é utilizado pelo A45 e no CLA 45, ou seja, um motor de quatro cilindros com 2.0 litros sobrealimentado com 387 cv de potência e um binário máximo de 480 Nm de binário, na versão 45, enquanto a versão 45 s debita 421 cv de potência e um binário de 500 Nm.

As novas versões do Mercedes-AMG GLA 45 contam com uma caixa automática de dupla embraiagem 8 relações AMG Speedshift DCT 8G contribui igualmente para o carácter ágil e dinâmico do veículo.

As relações de caixa foram configuradas por forma a que o condutor sinta uma aceleração extremamente espontânea em todas as gamas de velocidade, combinada com um rápido engrenamento aquando da passagem para uma mudança superior. Em função do modo de transmissão selecionado do AMG Dynamuc Select o condutor recebe uma específica configuração da transmissão com diferentes características do acelerador e da caixa de velocidades.

A função Race – Start equipada de série permite a máxima aceleração a partir da condição de parado e fornece, juntamente com o controlador de som, a interrupção parcial da ignição aquando da passagem para uma mudança superior, e a função de duplo desembraiar automático aquando da passagem para uma mudança inferior, para um prazer de condução típico dos modelos da marca AMG.

O sistema de tração integral 4Matic+ que distribui a força de tração seletivamente às rodas do eixo traseiro através do sistema AMG Torque Control, fornecendo a base para a máxima tração em quaisquer condições de condução. Isto é possível através do novo diferencial do eixo traseiro equipado com duas embraiagens multidisco – uma para cada roda traseira.

A nova suspensão AMG fornece a base para a estabilidade direcional e as características dinâmicas em curva com reduzido adornamento da carroçaria. Ao mesmo tempo, o conforto foi melhorado comparativamente ao modelo antecessor.

O eixo dianteiro está equipada uma suspensão tipo McPherson. A suspensão é constituída por um triângulo abaixo do centro da roda, um amortecedor e um tirante, respetivamente.

O suporte do eixo dianteiro está fixo rigidamente e, desta forma, acrescenta uma rigidez adicional à secção dianteira.

A suspensão traseira de 4 braços está igualmente ligada rigidamente à carroçaria através de um suporte do eixo traseiro e, portanto, acrescenta uma elevada rigidez à torção. Os modelos estão equipados com três braços de controlo transversais, um braço longitudinal e ainda apoios específicos em cada roda. Esta solução assegura a máxima estabilidade e agilidade de condução.

No exterior do novo GLA 45 destaca-se pelo longo capot com os seus powerdomes, a compacta superfície vidrada e os ombros musculados sobre os guarda-lamas revelam claramente os genes de um veículo desportivo.

A grelha do radiador específica da AMG com lamelas verticais identifica inconfundivelmente este novo membro da família AMG Performance. Os faróis LED High Performance são um equipamento de série. A forte presença do modelo também é reforçada pelos salientes guarda-lamas, os perfis de asa na secção dianteira e pelas entradas de ar de grandes dimensões com aplicações cromadas nas aletas. O repartidor dianteiro com acabamento cromado serve para otimizar o escoamento do ar e desta forma aumentar o desempenho aerodinâmico.

Nas laterais, as jantes de liga leve de 19 polegadas, 10 raios e aerodinamicamente otimizadas (jantes de 20 polegadas e 5 raios duplos na versão S) e os painéis das portas com aplicações cromadas ou preto brilhante (opcional) são particularmente atraentes. Como opção, este SUV desportivo compacto também pode ser equipado com jantes de liga leve de 21 polegadas.

Já a traseira é caracterizada pelas duplas ponteiras de escape redondas (82 mm de diâmetro) e pelo largo para-choques traseiro. A versão S é distinguida pelos revestimentos das ponteiras de escape ovais de grandes dimensões, com um diâmetro de 90 mm, geometria interna em forma de trompa e inscrição AMG.

A impressão de maior largura da traseira é enfatizada pelos estreitos farolins traseiros bipartidos. O difusor com quatro aletas verticais contribui para o aumento do desempenho aerodinâmico. O perfil aerodinâmico na cor da carroçaria no spoiler do tejadilho complementa os elementos de destaque da traseira.

No interior o condutor e o passageiro dianteiro são acomodados numa posição ativa nos bancos desportivos de contornos pronunciados, com apoios laterais. Os bancos desportivos AMG podem ser encomendados como equipamento opcional.

O revestimento de série dos bancos inclui elementos de destaque típicos da AMG como o duplo pesponto em vermelho. A cor vermelho designo dos cintos de segurança foi selecionada para combinar com o interior, tal como os elementos de revestimento com padrão em fibra de carbono AMG no tablier. As saídas de ventilação cromadas apresentam igualmente um design de elevada qualidade com um anel vermelho.

Todo o interior da versão S está equipado com elementos de destaque na cor amarelo, enfatizando o carácter desportivo dos modelos mais potentes. Também incluído no equipamento de série está o volante AMG Performance em pele Dinamica com pesponto contrastante em amarelo, uma marca amarela na posição das 12 horas, botões e logótipo AMG no volante e ainda iluminação ambiente.

Em todos os modelos, a consola central com um touchpad equipado de série integra uma ampla variedade de controlo com botões adicionais para controlar o ESP de 3 níveis, o modo da transmissão manual, o opcional sistema de amortecimento adaptativo AMG Ride Control e o opcional sistema AMG Real Performance Sound.

O sistema MBUX equipa igualmente estes novos modelos e conta com funcionalidades específicas da AMG, tais como o sistema Track Pace, disponível de série no GLA 45 S, e que oferece um sistema de telemetria que analisa até 80 parâmetros específicos, desde que estejamos num circuito.

A Mercedes AMG não revelou ainda a data de comercialização destes dois novos modelos nem o seu preço, sendo certo que os novos Mercedes-AMG GLA 45 e 45 S tem tudo para ser um dos destaques do Salão de Genebra onde vão ser apresentados ao público.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos