Novidades

Revelação feita: Mercedes prepara EQS com 750 cv

Limousine elétrica topo de gama da marca alemã está oficialmente apresentada
Texto

A Mercedes apresentou nesta quinta-feira o novo EQS. Muito já tinha sido (pré-)revelado pela marca alemã sobre o seu topo de gama 100% elétrico que chega ainda neste ano: das potências à autonomia passando pelo design e pelo luxo interior. Mas faltava uma ‘cereja’... e para o topo do bolo ficou anunciada uma versão com 750 cv...

A limousine ‘zero emissões’ da Mercedes – numa equivalência totalmente elétrica do Classe S – estreia uma plataforma para veículos elétricos da marca alemã. O EQS feito na Factory 56 neutra em carbono é, inclusive, o primeiro Mercedes “concebido de raiz como veículo elétrico”.

O novo Mercedes EQS oferecerá uma autonomia até 770 km por entre as duas versões do seu lançamento. O 450+ com um motor elétrico e tração traseira terá uma potência de 245 KW (329 cv) e um binário de 568 Nm. O 580 4Matic terá 385 kW (516 cv) de potência e 855 Nm de binário.

Ambas as versões têm a velocidade máxima anunciada para os 210 km/h, mas as prestações diferem. O EQS 450+ acelera dos 0 aos 100 km/h em 6.2 segundos, enquanto o mais poderoso 580 4Matic o faz em apenas 4.3 segundos. Os consumos variam também, respetivamente, entre os 20.4-15.7 kWh/100 km e os 21.8-17.4 kWh/100 km.

Fica-se agora a aguardar pelos números que irá trazer a anunciada “versão de performance” que a Mercedes revelou já estar “planeada” com uma potência de 560 kW (750 cv)...

As baterias do EQS terão uma capacidade de 90 kWh ou de 107,8 kWh, com o tempo de carregamento da mais potente em postos rápidos com corrente contínua (DC) suportando uma potência de 200 kW a ficar pelos 31 minutos – em 15 minutos, o EQS 450+ carrega energia para até 300 km, enquanto o 580 4 Matic para até 280 km.

O novo Mercedes EQS mede 5.216 mm de comprimento, 1.926 mm de largura e 1.512 tendo uma bagageira com capacidade de carga entre os 610 e os 1.770 litros. Com uma gama de jantes entre as 19 e as 22 polegadas, as rodas direcionais no eixo traseiro com um ângulo de viragem de 4.5º são uma característica de série, mas a vectorização de binário está reservada ao 580 4Matic, que também pesa mais 105 kg (2.585 kg).

Na apresentação digital desta quinta-feira – que contou com a visão do realizador James Cameron e da cantora Alicia Keys – ficou também a saber-se que todos os clientes europeus terão um ano de carregamento grátis na rede Ionity. Entre as novas características do sistema de informação e entretenimento MBUX (Mercedes-Benz User Experience) disponível no estreante ‘hyperscreen’ do EQS é a função que informa se a energia armazenada na bateria é suficiente para regressar ao ponto de partida sem carregar.

Entre muitas opções que estarão disponíveis para o novo Mercedes EQS – como aumentar o ângulo de viragem para os 10º, por exemplo, na elevação do que já vem de série – ganham especial destaque a possibilidade de abrir ou fechar as portas sem contacto físico bem como assistentes de condução autónoma condicionada (de nível 3) em troços de autoestrada com trânsito lento até aos 60 km/h, onde a legislação o permitir, como acontecerá na Alemanha.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal