Novidades

Novo Suzuki Swift Sport híbrido chegou ao mercado nacional e já tem preços

Novo desportivo reforça a aposta híbrida da marca japonesa
Texto

A Suzuki acaba de anunciar a chegada ao mercado nacional do novo Swift Sport híbrido, que confirma a aposta da marca no sistema híbrido ligeiro.

O novo modelo surge equipado com o novo motor K14D 1.4 Boosterjet, com 129 cv de potência e um binário de 235 Nm, a que se junta um sistema SHVS ‘mild hybrid’ de 48V, com os 53 Nm e 10KW (13,6 cv) adicionais que proporciona uma sensação de arranque maior, com o Swift Sport a responder de forma mais rapidamente a um menor impulso do acelerador.

O sistema híbrido SHVS de 48V consta de três componentes principais: um motor/gerador elétrico de 48V denominado ISG (Integrated Starter Generator), uma bateria de íon de lítio de 48V e um conversor de 48V a 12V DC/DC, o que ajuda a que este desportivo alcance uma velocidade máxima de 210 km/h e que acelere dos 0 aos 100 km/h em 9,1 segundos.

O aumento da voltagem a 48 voltes do ISG, em comparação com os 12V convencionas, incrementam a capacidade de assistência do motor elétrico e a entrega adicional de binário que melhora a resposta em aceleração.

Este novo sistema inclui novas funções que melhoram a experiência de condução, como sejam a entrega adicional de binário e a assistência de condução, que faz com que o motor elétrico forneça binário ao motor de combustão na fase de aceleração, tornando-o suave até que o turbocompressor entre em ação.

O novo sistema híbrido SHVS de 48V também possui uma função que permite reduzir o consumo de combustível em fases de desaceleração mediante o uso do motor elétrico.

Com um peso 1.020 kg, mais 45 kg do que o anterior modelo, o novo Suzuki Swift Sport 1.4 ‘Mild Hybrid’, conta com uma suspensão traseira específica, amortecedores Monroe, cubo e rolamentos de roda numa peça única e barras estabilizadoras com suportes de teflon.

Esta configuração, segundo a Suzuki, proporciona um grau extra de rigidez sem aumentar excessivamente o índice da mola ou do estabilizador dianteiro, mantendo ao mesmo tempo um movimento suave e flexível no contacto entre a estrada e a roda.

Em matéria de sistemas de assistência à condução, o Suzuki Swift Sport híbrido está dotado de sistema de deteção de ângulo morto BSM (Blind Spot Monitor), alerta de tráfico posterior RCTA (Rear Cross Traffic Alert) e reconhecimento de sinais de tráfego TSR (Traffic Sign Recognition).

No interior o novo Swift Sport híbrido mantém o painel de instrumentos desportivo, que incorpora um écran central LCD a cores de 4,2 polegadas e que mostra todo o tipo de informação, incluindo a temperatura do óleo e indicador de turbo.

No que respeita ao conforto, este modelo destaca-se por elementos como o arranque sem chave, bancos desportivos e aquecidos, climatizador automático, controlo de pressão de pneus, vidros escurecidos, kit exterior específico, rádio digital com porta USB, retrovisores rebatíveis eletricamente, tapeçaria exclusiva e volante multifunções de pele entre muitos outros elementos.

Em matéria de conectividade, o novo Swift Sport híbrido dispõe de um écran táctil de 7polegadas multifunções com tecnologia Bluetooth que é compatível com Apple CarPlay, Android Auto

O Swift Sport está disponível numa ampla variedade de cores monocolor, nas quais se destaca o Champion Yellow (tom exclusivo para este modelo), e três novas variantes bitone.

Nestas versões, o novo laranja, o azul e o vermelho da carroçaria contrastam com o tom ‘Super Black Pearl’ do teto e das capas dos espelhos retrovisores exteriores. Para além disso estão disponíveis jantes de liga leve de 17 polegadas.

Em matéria de preços a Suzuki revelou que o novo Swift Sport híbrido está disponível por 25.222 euros, sem despesas e pintura metalizada, que se reduz a 23.222 euros no âmbito da campanha especial de lançamento deste novo modelo.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal