A Mini decidiu agora tornar as suas versões John Cooper Works mais musculadas e ainda mais desportivas.
Para isso dotou as novas versões do John Cooper Works Clubman e do Countryman com um novo bloco turbo de 4 cilindros que debita 306 CV de potência e um binário de 450 Nm.
Nos dois modelos o motor, redesenhado pela BMW, conta com uma caixa automática de oito velocidades desportiva que inclui um sistema de tração integral Mini All4 e um diferencial mecânico que bloqueia o eixo dianteiro.
Com estes números a Mini assegura que o novo Clubman chega dos 0 aos 100 km/h em 4,9s, enquanto o Countryman precisa de 5,1s. Já a velocidade máxima deste dois novos modelos é de 250 km/h, limitada eletronicamente
A juntar as alterações realizadas ao nível do motor, a Mini reviu ainda o chassis destes dois modelos, bem como o sistema de travagem que passou a contar com discos de maior dimensão. Para além disso montou um novo sistema de escape e uma nova suspensão que reduz a altura ao solo em 10mm em relação à versão anterior.
A marca britânica rodou com os renovados John Cooper Works Clubman e John Cooper Works Countryman no Circuito do Estoril, mas não revelou ainda a data de lançamento destes modelos nem os preços.