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Conheça o exigente teste dinâmico por que todos os Skoda passam

Todos os modelos produzidos na fábrica de Mladá Boleslav têm de fazer várias provas para verificar se tudo está em ordem
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Na saída da linha de montagem da fábrica da Skoda, em Mlada Boleslav, há uma equipa permanente de 15 pilotos de testes, com a missão de testarem todos os modelos produzidos pela marca num determinado percurso, com o objetivo de perceber se tudo está no sítio certo e se não há defeitos que possam ser resolvidos de imediato.

O percurso tem duas rotas semelhantes, cada uma com cerca de 450 metros, com vários tipos de superfície, 14 tipos de obstáculos, dos quais 12 são obrigatórios e dois são apenas usados para confirmar alguma suspeita de defeito.

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Tudo começa com uma rampa onde é testado o funcionamento do travão de estacionamento, seguindo-se uma passagem com irregularidades metálicas onde é avaliada a rigidez da carroçaria, a uma velocidade entre os 10 e os 15 km/h, sendo também nesta fase que são detetados ruídos estranhos ou fora do comum. Depois disso, são simuladas situações que todos os modelos podem encontrar no mundo real, como buracos ou solavancos, zonas de empedrado, lombas e outras irregularidades e até uma passagem de nível, que dão origem a diversas vibrações, expondo a maioria dos defeitos.

Um teste que se inicia a uma velocidade em torno dos 10 km/h, chega a este momento com o velocímetro perto dos 40 km/h, velocidade a que volta a enfrentar os desníveis metálicos. Mas para percorrer todo este percurso, não são precisos mais que 12 minutos na maioria dos casos. Para que todos os carros possam ser testados sem qualquer exceção, há sempre uma equipa de 15 pilotos de testes em permanência, por cada turno de trabalho.

No caso (raro) de existir um problema técnico, o automóvel em questão regressa a uma localização diferente para ser avaliado e corrigido o problema. E logo de seguida, é submetido a um novo teste dinâmico.

Todos os automóveis produzidos na fábrica de Mlada Boleslav desde 1994 já enfrentaram este percurso de testes, sendo que o seu estado de conservação está sempre a ser revisto e melhorado e os testes a ser evoluídos, com o objetivo de acompanhar o incremento de qualidade que os automóveis também vão tendo.

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