Stellantis e Foxconn juntam-se para desenvolver veículos inteligentes

  • Redação Autoportal
  • 2 out, 19:40
Stellantis - Foxconn
Stellantis - Foxconn

Grupo automóvel e fabricante de componentes eletrónicos unem esforços no desenvolvimento de soluções de software e hardware

Mobile Drive, assim se chama a nova empresa resultante de uma ‘joint venture’, agora anunciada, entre o grupo automóvel Stellantis e a Foxconn Technology Group. Detida em partes iguais pelas duas entidades, a Mobile Drive vai focar a sua atividade no fornecimento de soluções inteligentes e inovadoras para os habitáculos dos veículos, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de veículos inteligentes ligados entre si.

Apesar do memorando de entendimento entre a Stellantis e a FIH Mobile (subsidiária da Foxconn) ter sido assinado a 18 de maio deste ano, só agora as duas partes deram conhecimento da parceria à imprensa internacional. No comunicado enviado, esclarecem que “a Mobile Drive irá dedicar-se ao desenvolvimento de soluções telemáticas e de ‘infotainment’, bem como de uma plataforma de serviços baseada na ‘cloud’, para propor uma oferta completa de habitáculos inteligentes”.

PUB

Ao nível das componentes de software, a nova empresa, composta por executivos de topo de cada uma das organizações, vai desenvolver aplicações baseadas em inteligência artificial, navegação, assistência de voz, operações em lojas ‘e-commerce’ e integração de serviços de pagamento, entre outras. No que concerne ao desenvolvimento de hardware, incidirá essencialmente sobre o posto de condução inteligente e a caixa telemática.

PUB

Ainda que a Stellantis detenha 50 por cento do capital da Mobile Drive, o plano traçado para a nova empresa prevê o desenvolvimento de soluções também para outros construtores automóveis, com a ambição de se tornar líder mundial em soluções inteligentes de habitáculos e veículos conectados.

PUB
Continuar a ler

RELACIONADOS

Carlos Tavares deixa Airbus para se dedicar em exclusivo à Stellantis

Peugeot e Citroën, do grupo Stellantis, lançam plataformas de comércio eletrónico

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS