Novidades

Kia apresenta o elétrico EV6: versão GT faz os 0-100 km/h em 3,5s

Novo elétrico da Kia conta com uma autonomia até 510 km com um só carregamento
Texto

A Kia apresentou o novo EV6, que se distingue pela grande autonomia com zero emissões, carregamentos ultrarrápidos de 800 V e um estilo marcante, nomeadamente da versão GT.

O novo crossover EV6 é o primeiro modelo da Kia a basear-se na nova Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP), específica para veículos elétricos a bateria (BEV), e oferece um leque diversificado de configurações de motorização com grande autonomia e zero emissões.

Em matéria de design, o novo Kia EV6 apresenta uma reinterpretação do conhecido “Rosto de Tigre” que está dotado de luzes de circulação diurna em LED, que exibem uma aparência elegante e moderna, oferecendo um padrão de luzes dinâmico “sequencial”.

Logo abaixo, a entrada de ar em posição rebaixada alarga visualmente a parte dianteira do veículo, acentuando a sua imagem de alta tecnologia.

O perfil apresenta uma silhueta inspirada nos crossovers, com uma linha definidora que se estende pela parte inferior das portas, elevando-se junto às cavas das rodas traseiras, alongando todo o perfil.

Já a traseira apresenta pilares C inclinados, com uma inserção em preto brilhante integrada que confere a sensação de maior amplitude da superfície vidrada. O proeminente spoiler de tejadilho canaliza o ar para baixo, na direção de um spoiler inferior colocado numa posição elevada, logo acima do característico conjunto de luzes traseiras.

No interior o EV6 beneficia da plataforma E-GMP da Kia, e apesar das dimensões exteriores compactas, a distância entre eixos de 2.900 mm permite oferecer um espaço no habitáculo ao nível de um SUV médio.

Desta forma o novo elétrico da Kia conta com um grande número de espaços de arrumação, incluindo uma bagageira que oferece nada menos de 520 litros de espaço de carga com os bancos da 2ª fila na sua posição normal. Já com os bancos rebatidos, o volume aumenta para aproximadamente 1.300 litros.

Para além disso o EV6 disponibiliza igualmente uma bagageira dianteira, que acrescenta até 52 litros (versões 2WD) ou 20 litros (versões AWD) à capacidade de carga.

Ainda no interior destaque para o monitor curvo do sistema de infoentretenimento instalado na parte superior do tablier, que concentra em si o painel de instrumentos digital e o ecrã central.

Nota ainda para o habitáculo que é revestido com tecidos modernos criados a partir de plástico reciclado.

A marca sul-coreana revelou que o novo elétrico vai chegar com três versões, EV6, EV6 GT-line e EV6 GT, dispondo de configurações de motorização elétrica, incluindo opções de grande autonomia (77,4 kWh) ou de média autonomia (58,0 kWh).

Desta forma o EV6 2WD com uma bateria de 77,4 kWh dispõe de uma autonomia até 510 quilómetros com um único carregamento (ciclo combinado WLTP). Com um máximo de 605 Nm de binário disponível na versão AWD, o EV6 consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,2 segundos.

O conjunto de bateria de 77,4 kWh conta com um motor elétrico de 168 kW (229 cv) e tração às rodas traseiras na versão 2WD ou, nas versões AWD, com dois motores elétricos (para as rodas dianteiras e traseiras) que oferecem, no seu total, uma potência de 239 kW (325 cv).

Já o EV6 equipado com uma bateria de 58,0 kWh consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 6,2 segundos, beneficiando de um binário máximo de 605 Nm na versão AWD.

Esta versão está equipada com um motor elétrico de 125 kW e tração às rodas traseiras, enquanto as versões AWD apresentam, também neste caso, dois motores elétricos (um para cada eixo), oferecendo uma potência combinada de 173 kW (235 cv).

A versão GT é a mais musculada e está equipada com motores duplos de 430 kW e um binário de 740 Nm, o que permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,5 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 260 km/h.

Com a incorporação de um software específico para o diferencial autoblocante eletrónico, os condutores dispõem de um controlo mais assertivo, a par de elevados parâmetros dinâmicos e de comportamento em todas as condições.

Para carregar as baterias, o novo Kia EV6 oferece capacidades de carregamentos de 800 e 400 V, sem necessidade de componentes adicionais ou adaptadores.

Desta forma é possível usufruir de carregamentos de alta velocidade dos 10 aos 80% em apenas 18 minutos em todas as variantes, ou de abastecimentos de energia suficiente para 100 km em menos de quatro minutos e meio na versão 2WD com a bateria de 77,4 kWh.

A Kia revelou ainda que com mais de 35% de carga na bateria, o EV6 tem uma capacidade de reboque até 1.600 kg.

“O EV6 foi concebido para inspirar cada viagem, oferecendo uma experiência instintiva e natural capaz de melhorar o quotidiano dos seus clientes. Proporciona uma utilização simples, intuitiva e integrada”, sublinhou Ho Sung Song, Presidente e CEO da Kia na apresentação do novo elétrico da marca.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos