Seat introduz robôs autónomos na fábrica de Martorell, em Barcelona

  • Redação Autoportal
  • 10 mai, 16:59

Estes novos elementos autónomos fazem parte de um total de 5 mil milhões de euros que a Seat está a investir até 2025 em pesquisa e desenvolvimento

A marca vai investir 5 mil milhões de euros até 2025 em projetos de pesquisa e desenvolvimento de mobilidade elétrica, equipamentos e em instalações. O foco da empresa é que Martorell se torne numa fábrica com pegada zero de carbono até 2050.

Neste sentido, foi já desenvolvido um robô móvel autónomo e colaborativo, o EffiBOT. Este projeto foi uma resposta às necessidades dos colaboradores, visto que desta maneira, os funcionários não têm que se movimentar com tanta frequência pelas várias secções da fábrica.

PUB
"Os robôs móveis autónomos colocam-nos na vanguarda da inovação no setor automóvel" 

“São um exemplo de como os robôs podem colaborar com os funcionários para tornar o trabalho mais fácil. A sua incorporação contribui para impulsionar a Indústria 4.0 e nos tornar mais eficientes, flexíveis, ágeis e competitivos.”, Herbert Steiner, vice-presidente de Produção e Logística da SEAT (foto acima)

Estes novos elementos autónomos auxiliam também nas tarefas mais pesadas, tendo a capacidade de transportar todo o tipo de material de montagem de carros até 250Kg e puxar 500Kg dentro das instalações em Martorell (2,8 milhões de m2).

PUB

Com a implementação dos primeiros dois robôs móveis autónomos, a Seat impulsiona o futuro da marca, continuando a desenvolver e a aplicar ferramentas e soluções digitais para tornar as fábricas SEAT em instalações mais eficientes.

A fábrica tem cerca de 20 robôs colaborativos a atuar nas áreas de montagem, incluindo os “cobots” que são responsáveis por aplicar os símbolos nos modelos Ibiza e Arona.

PUB

Os EffiBOTs têm a capacidade de reconhecer o espaço e/ou locais para se deslocarem até ao destino pretendido e evitar obstáculos.

Continuar a ler

RELACIONADOS

Seat tem robots que dão nome aos carros

Vídeo: VW mostra o seu robô para carregamento elétrico autónomo em ação

Carl é o robô que vai ter com os veículos elétricos para carregá-los sozinho

Robôs autónomos facilitam trabalho nas fábricas da Ford

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS