Novidades

Volkswagen apresenta o ID.4: o SUV 100% elétrico com autonomia até 520 km

Primeiro modelo elétrico global da marca germânica chega ao mercado no final de 2020
Texto

A Volkswagen revelou finalmente o novo do ID.4, o primeiro modelo elétrico global da marca germânica que promete combinar o melhor de dois mundos. A versatilidade de um SUV moderno com o desempenho sustentável de um automóvel elétrico.

O novo modelo, o segundo 100% elétrico da Volkswagen, tem por base a nova plataforma MEB e conta com uma bateria de 77 kWh que permite uma autonomia até 520 km (WLTP).

A bateria de iões de lítio está instalada por baixo do habitáculo, o que garante um baixo centro de gravidade e beneficiando da compatibilidade com um sistema de carregamento rápido (125-150 kW) será possível recarregar a bateria até 80% da sua capacidade em meia hora.

O motor elétrico, posicionado no eixo traseiro, gera 150 kW (204 cv) e combina com uma transmissão de uma única relação.

Para mais tarde está reservada a chegada ao mercado de uma versão com dois motores, um montado no eixo traseiro e outro no dianteiro, tração integral e 306 cv de potência, com uma bateria de 77 kWh de capacidade.

Em matéria de design o novo ID.4 apresenta proporções atléticas para uma aparência moderna. A eficiência aerodinâmica é um dos pontos de destaque, já que possui um coeficiente de 0,28, de forma a tornar este modelo 100% elétrico como o modelo mais eficiente face à maioria dos SUV no mercado.

Nesse sentido, destaque para o spoiler no tejadilho e para o desenho específico dos farolins feitos para canalizar na melhor forma o fluxo do ar.

O ID 4 apresenta luzes LED de série, com o sistema IQ Light de ajuste automático da VW como opção e os primeiros modelos vão chegar ao mercado com jantes de 20 e 21 polegadas.

O novo SUV elétrico da Volkswagen conta com 4.584 mm de comprimento, 1.852 mm de largura e 1.612 mm de altura e uma distância entre eixos de 2.766 mm, que permite, segundo a marca, um maior espaço interior, onde se destaca o ID.Cockpit, com um painel de instrumentos digital de 5,3" e um sistema de infoentretenimento ‘Discover Pro’ com um ecrã de 10 polegadas ou em opção um ecrã de 12" , compativel com Apple CarPlay e Android Auto, serviços conectados bem como Head-Up Display com realidade aumentada.

Para além disso o interior do novo Volkswagen ID.4 conta ainda com um sistema de luz de presença ID. Light e, na versão de lançamento, limitada a 27.000 unidades, ID.4 1ST Max, bancos desportivos dotados de diversos ajustes elétricos, função de massagem e apoio lombar pneumático.

Em matéria de arrumação o novo ID.4 conta com uma bagageira com capacidade de 543 até 1.575 litros, com os bancos traseiros rebatidos.

Em matéria de segurança, o novo ID.4 dispõe de um vasto conjunto de sistemas, desde sensores de estacionamento, passando por sistema de manutenção na faixa de rodagem, cruise control adaptativo com Stop & Go e limitador de velocidade, entre outros.

A Volswagen revelou ainda que o novo ID.4 vai chegar ao mercado europeu no final de 2020.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal