Novidades

O Tesla mais poderoso de sempre já pode ser encomendado em Portugal

Novos Model S e Model X e o esperado Plaid+ do sedã já foram revelados
Texto

A Tesla revelou as novas versões do Model S e do Model X, que também já podem ser encomendadas em Portugal – incluindo o novo Model S Plaid+, que é o carro mais rápido e poderoso de sempre da marca até esta data.

Antes de detalharmos as novas prestações e capacidades, o destaque da renovação dos Model S e Model X não pode deixar de passar pelo interior do sedã de luxo e do grande SUV da Tesla que revolucionam o conforto dos seus ocupantes.

O que chama desde logo a atenção são o novo volante multifunções cortado no topo e sem manetes na coluna de direção à frente de um dos três novos ecrãs que servem desde o condutor aos passageiros da redesenhada fila de bancos traseira.

O ecrã da consola central de 17’’ passa a ser horizontal, com uma resolução 2200x1300 e possibilidade de inclinação para a esquerda e para a direita, dentro de um sistema que permite jogos de consola sem fios em qualquer lugar do habitáculo também ele tripartido nas zonas de climatização e servido por um sistema áudio de 960 watts com 22 altifalantes.

Do interior para o exterior com desaparecimento de cromados, o Model S e o X distinguem-se entre o tejadilho total de vidro do sedã e o prolongamento do para-brisas do SUV trazendo cada um novas jantes e, claro, na capacidade de bagagem, que vai dos 793 no sedã até aos 2.577 litros máximos no SUV com capacidade até 7 lugares.

Os novos Tesla passam agora a dividir-se entre as versões de tração integral Long Range com dois motores e Plaid com três motores, 1.020 cv de potência e vetorização de binário, sendo que o Model S com um coeficiente de resistência de 0.208Cd oferece ainda a versão Plaid+, que o deixa como o Tesla mais poderoso de sempre em desempenho e capacidade a já ter chegado à produção em série.

O Tesla Model S Plaid+ anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 km/h abaixo dos 2.1 segundos e uma autonomia superior a 840 km – para uma velocidade máxima de 320 km/h. O Model S Plaid atinge a mesma velocidade máxima e acelera atá aos 100 km/h em 2.1 segundos tendo uma autonomia de 628 km/h; já o Long Range perde em velocidade e aceleração (respetivamente, 250 km/h e 3.2s dos 0 aos 100 km/h), mas ganha autonomia em relação ao Plaid: 663 km.

No Model X, o Long Range tem também mais autonomia e desempenho em relação ao Plaid: são 3.9s dos 0 aos 100 km/h, 590 km de autonomia e 250 km/h de velocidade máxima em oposição a respetivos 2.6s, 547 km e 262 km/h.

Os novos Model S e Model X estão equipados com o sistema Autopilot de base na assistência à condução, bem como com o Modo Sentinela que monitoriza o exterior do veículo mesmo na ausência do condutor.

As entregas dos dois novos modelos estão previstas na Europa para setembro e as encomendas para o mercado português já abriram, de acordo com a seguinte lista de preços:

Tesla Model S Long Range: 90.990 euros

Tesla Model S Plaid: 120.990 euros

Tesla Model S Paild+: 140.990 euros

Tesla Model X Long Range: 99.990 euros

Tesla Model X Plaid: 120.990 euros

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal