Comissão Europeia quer proibir venda de carros novos a combustão em 2035

  • Redação Autoportal
  • 15 jul, 10:55
TVI24/Reuters

A proposta pretende proibir a venda de carros novos a gasolina, Diesel e mesmo os plug-in híbridos irão ter a vida mais dificultada a partir de 2030

A proposta da Comissão Europeia foi anunciada ontem, dia 14 de julho, como pode ver na reportagem da TVI24 que partilhamos o vídeo, e já está a mexer com a opinião pública e com os construtores automóveis.

A União Europeia tem intenção de acelerar a opção pelos veículos elétricos (ou todas as formas que assegurem emissões zero), como forma de combater as alterações climáticas.

PUB

Por isso avançou com uma proposta de proibir a venda de veículos com motor de combustão a partir de 2035. Uma das novidades é ainda a inclusão, a partir de 2030, dos híbridos plug-in como modelos que não são considerados de baixas emissões, ou seja, passam a ter igualmente os dias contados nesta proposta.

Num espaço entre 10 a 15 anos isto poderá significar alterações legislativas nos 27 países que compõem a União Europeia.

Ainda de acordo com informações da Reuters, esta proposta terá que ser discutida e aprovada pelo Parlamento Europeu, um processo que se antevê longo e pode durar até dois anos, mas a Comissão Europeia pretende legislar a redução de emissões de CO2 em 55% até 2030, quando o que estava em cima da mesa era uma redução de 37,5%.

PUB

Esta nova fasquia irá fazer com que praticamente apenas os veículos elétricos ou Fuel Cell, consigam cumprir essas normas.

Falta perceber de que forma os 27 países irão conseguir neste espaço de tempo democratizar o acesso a postos de carregamento elétrico, pois existem territórios onde ainda é muito difícil ter acesso a carregamento.

A comissão europeia quer que os 27 garantam essa instalação nos principais eixos viários numa distância inferior a 60 km entre eles.

PUB

 

Continuar a ler

RELACIONADOS

Emissões de CO2 registaram queda em 2020

BMW vai reduzir emissões de CO2 em mais de 200 milhões de toneladas até 2030

Transporte marítimo de mercadorias responsável pelo aumento da poluição na Europa

A Toyota pretende tornar as suas fábricas neutras de carbono em 2035

COMPUTADOR DE BORDO

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

Atenção às datas de revalidação de carta de condução. Faça tudo online e poupe 10%

VEJA MAIS

MAIS LIDAS