Novidades

Ford quer polícias norte-americanas equipadas com veículos elétricos

Construtor está a testar um modelo baseado no Mustang Mach-E ao serviço da Polícia Estadual do Michigan. No futuro, poderá vir a desenvolver elétricos especificamente para forças policiais
Texto

A Ford está comprometida em aplicar a propulsão elétrica a todo o tipo de veículos, nos quais se incluem também os automóveis operados pelas forças de segurança. O construtor com sede em Dearborn, Estados Unidos, está a realizar um investimento superior a 30 mil milhões de dólares (cerca de 26,4 mil milhões de euros) no sentido de dotar até 2025 a sua gama de mais propostas elétricas; mas não pretende ficar pelos veículos destinados ao utilizador comum.

O construtor tem planos para dotar as polícias americanas de automóveis totalmente elétricos desenvolvidos propositadamente para o efeito. Até que tal seja uma realidade vai, para já, realizando testes com o modelo elétrico que se tem revelado um sucesso de vendas: o Mustang Mach-E.

O objetivo, nesta fase, é demonstrar que um veículo com motorização alimentada a bateria está apto a oferecer um bom desempenho, ao mesmo tempo que está preparado para fazer face às exigentes tarefas do que compreende o patrulhamento policial.

Por agora, foi colocada apenas uma unidade piloto em circulação, ao serviço da Polícia Estadual do Michigan, como forma de avaliar se a aquisição de automóveis elétricos por parte desta unidade policial pode ser uma realidade já a partir do próximo ano.

Em paralelo, a Ford irá aproveitar esta fase de testes para obter dados que lhe permitam explorar a possibilidade de criar uma linha de produção de veículos elétricos especificamente concebidos para forças de segurança. De acordo com o construtor americano, o interesse daquelas pelos modelos de propulsão elétrica tem crescido a nível global.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente