Novidades

Futuro da marca Saab continua a estar bastante incerto

Os ativos da marca Saab pertencem atualmente à National Electric Vehicle Sweden (NEVS), que é propriedade do grupo chinês Evergrande
Texto
Saab 9-5
Saab 9-5

A Saab é uma das marcas da nossa infância e que recordamos com algumas saudades pela originalidade de alguns dos modelos que vimos ser colocados no mercado. No entanto, os últimos anos não têm sido meigos para a marca nórdica e o seu futuro parece continuar cada vez mais incerto.

Atualmente, os seus ativos pertencem à National Electric Vehicle Sweden (NEVS), que é propriedade do grupo chinês Evergrande, sendo que este mesmo grupo se encontra a passar por uma enorme crise e já soma dívidas acima dos 300 mil milhões de dólares.

Numa entrevista recente, o CEO da NEVS, Stefan Tilk, referiu que a empresa continua a ter fundos suficientes para durar um bom período de tempo acrescentando que há atualmente diversos investidores a demonstrar interesse na empresa. Os responsáveis da NEVS têm estado em conversações com diversas empresas americanas e europeias, com o objetivo de encontrar novos proprietários, mas Stefan Tilk preferiu não comentar sobre um possível valor. Ainda assim, já se  comentou que a NEVS poderia ser avaliada em cerca de mil milhões de dólares.

Stefan Tilk, acrescentou que a NEVS chegou a notificar quase metade dos seus cerca de 650 trabalhadores no passado mês de agosto, mas que poderia voltar a contratar pessoal com competência necessária para seguir o rumo que a Evergrande tem delineado para o mercado europeu, caso o grupo sobreviva à crise em que se encontra. Tilk referiu mesmo que se a Evergrande puder continuar as suas operações, como, estará interessada em ter uma forte presença na Europa, com infraestruturas como uma fábrica, departamento de testes e laboratório - e que a NEVS tem isso.

A detentora dos ativos da Saab, entretanto, continua a concentrar-se na implementação e desenvolvimento do seu novo ecossistema de mobilidade PONS, uma rede autónoma de partilha de veículos destinada a cidades de maior densidade populacional e a campus universitários.

Neste vídeo, pode-se recordar o encanto dos Saab a “divertirem-se” no gelo:

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel