IVECO apresenta o seu primeiro camião elétrico

  • Redação Autoportal
Nikola TRE vai chegar em 2021 e terá uma autonomia de 400 km

A IVECO revelou as primeiras imagens do seu primeiro veículo elétrico, o Nikola TRE, que será construído em parceria com a norte-americana Nikola Motor.

O novo veículo tem como base o camião IVECO S-WAY, lançado em julho último, e integra integra a avançada tecnologia de propulsão eléctrica da Nikola e uma nova geração do seu patenteado sistema de infoentretenimento

O novo Nikola TRE 4x2 terá uma autonomia máxima de 400 km e uma performance dinâmica igual ou superior à de um modelo equivalente com motor diesel.

Irá contar com um sistema modular de baterias, com uma capacidade total máxima de 720 kWh, podendo ser adaptado para responder a missões de diferentes clientes. A alimentação eléctrica fornece uma saída contínua de potência de 480 kW, com 1.800 Nm de pico de binário.

O Nikola TRE também estará disponível em versões rígidas de 2 e 3 eixos, com um peso bruto entre as 18 e as 26 toneladas.

Este novo camião da IVECO vai contar com um novo sistema de informação e entretenimento baseado no sistema operacional da Nikola, integrando funções de infoentretenimento e de navegação, bem como os controlos para a maioria das funções do veículo. Os recursos do sistema abrangem o controlo da climatização, ajuste dos retrovisores e da altura da suspensão, câmara de 360 graus, sistemas de navegação e de áudio Bluetooth, o leque de configurações gerais do veículo e os diagnósticos de gestão do veículo.

O modelo recorre à tecnologia Bluetooth de baixo consumo energético para criar uma ligação segura entre o veículo e o dispositivo móvel do cliente, estabelecendo-se uma verdadeira experiência mãos-livres. Tal permite ainda a utilização de um sistema inteligente de abertura de portas, sem chave, sempre que o condutor se aproxima do veículo. O sistema pode ainda ajustar as configurações, como a altura do banco e a temperatura da climatização, de acordo com as preferências do condutor.

O novo Nikola TRE vai ser apresentado no Salão de Veículos Comerciais de Hannover, na Alemanha, no próximo ano e as primeiras unidades vão ser entregues em 2021.

A IVECO fez ainda saber que este novo modelo é o primeiro passo da marca rumo ao Fuel Cell Electric Vehicle (FCEV), que estará disponível para os clientes em 2023.

  • TEMAS:
  • IVECO

  • Nikola TRE

  • CNH Industrial

Veja mais