Novidades

Porsche Cayenne é o novo recordista do Nurburgring

SUV da Porsche destronou o Audi
Texto

O novo Porsche Cayenne anuncia a sua chegada como rei do Nurburgring entre os SUV. O próximo modelo de performance da gama Cayenne estabeleceu um novo recorde no histórico circuito alemão fazendo os 20,832 do Nordschleife em 7m38.925s.

O tempo da tabela oficial de classificação do Nurburgring GmbH foi certificado por um notário e representa agora um novo recorde na categoria 'SUV, off-road vehicle, van, pick-up' destronando o Audi RS Q8 por mais de 3 segundos – o anterior recorde era de 7m42.253s.

"Este Cayenne tem uma performance de topo. Durante o seu desenvolvimento, focámo-nos na excecional performance em estrada. O nosso Cayenne quebra-recordes é baseado no Cayenne Turbo Coupé, ainda que mais desenhado para a máxima aceleração lateral e longitudinal", afirmou o vice-presidente de produto da linha Cayenne, Stefan Weckbach.

O notário confirmou também o estatuto de veículo de produção em série para este Cayenne camuflado, que fará a sua estreia mundial em breve. Também ainda meio camuflado e antes do ataque ao recorde do Nurburgring, a Porsche já tinha mostrado o novo Cayenne Turbo Coupé em testes com um dos seus embaixadores mais famosos ao volante.

Veja Walter Röhrl a testar o novo Cayenne

O novo recorde do Inferno Verde para os SUV foi obtido na manhã do passado dia 14 de junho com uma temperatura ambiente exterior de 23 graus Celsius e de 46 Celsius na pista. Ao volante, esteve o piloto de testes Lars Kern.

"A elevada precisão da direção e o estoicamente estável eixo traseiro deram-me imensa confiança na secção Hatzenbach. Mudou de direção à velocidade da luz nas curvas rápidas como entre a Hohe Acht e a Eiskurve, sem adornar e sem tendência para subvirar. Mesmo nas secções técnicas, o Cayenne é um verdadeiro automóvel desportivo e fácil de controlar."

"Normalmente, as rodas perdem o contacto com o asfalto nas secções Pflanzgarten I e II, mas o Cayenne tornou estas zonas suaves e calmas. Há imenso curso para a suspensão e a carroçaria permanece sólida e controlada. O conjunto motriz deixa uma impressão realmente forte. Entrega potência em todas as situações, assim como passagens de caixa perfeitas."

Para proteger o piloto, o Cayenne que bateu o recorde estava equipado com um banco de competição e uma célula de segurança. Os pneus performance utilizados para a volta recorde foram os Pirelli P Zero Corsa montados em jantes de 22” e foram especialmente desenvolvidos para o novo modelo Cayenne fazendo parte do equipamento de série.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal