Vai colocar uma das novas matrículas? GNR descreve novo modelo ao milímetro

  • Redação Autoportal
  • 28 jul 2020, 10:00
Manuel Luís Goucha e Vasco Palmeirim

Novas chapas podem ser colocadas nos veículos anteriores à mudança de regulamentação

O mais recente modelo de matrículas para os veículos entrou em vigor a 2 de março passado e há várias novidades em relação às chapas anteriores.

As alterações vão para além de uma nova ordem de caracteres de duas letras, dois números, duas letras; já não tendo traços a separar estes grupos nem a barra com o mês e o ano de registo. O que se mantém do lado esquerdo, é a barra vertical com o símbolo da União Europeia no topo e o P em baixo - nas respetivas cores azul, amarelo e branco (todos) retrorrefeltores.

O espaçamento dos grupos de letras e de números, a preto, respeita também regras específicas dentro de uma disposição na chapa, que deve ser centrada vertical e horizontalmente. Entre caracteres do mesmo grupo, o espaço deve ser de 10 mm; e entre grupos de caracteres (já sem traços entre eles, como se disse), o espaço deve ser de 20 mm.

As novas matrículas são para os veículos matriculados a partir daquela data. Da mesma forma que as chapas dos veículos já em circulação se mantêm regularizadas, quem quiser mudar para o novo modelo pode também fazê-lo.

A possibilidade dá assim lugar à obrigação de fazê-lo de acordo com estas medidas regulamentares das novas chapas, pois uma matrícula que não cumpra estes requisitos pode levar a uma contraordenação implicando uma multa ou ao chumbo quando se proceder à inspeção obrigatória do veículo.

Desta forma, a GNR descreve no seu Facebook a “nova matrícula ao milímetro” para que todos os condutores possam circular com as novas chapas de acordo com a nova regulamentação.

RELACIONADOS

Primeira matrícula do novo modelo atribuída a um elétrico

Saiba onde estão os radares da PSP nos últimos dias de julho, pois «quem o avisa...»

Preços dos combustíveis voltam a subir nesta semana

Certificado de seguro automóvel: a carta verde deixou de ser verde

Há novas regras para tirar a carta de condução em tempos de covid-19

COMPUTADOR DE BORDO

Fique a saber como são as novas cartas de condução

Descontos nas portagens das ex-Scut de Algarve e Interior vão até aos 55%

Largue o telemóvel: conheça as alterações ao Código da Estrada