Novo Audi A1 Sportback já chegou ao mercado nacional

  • Redação Autoportal
Chegou o novo Audi A1 e já tem preços

O novo Audi A1, apresentado em junho, chegou agora ao mercado nacional, com um design atraente e revelando  linhas mais agressivas

O A1 Sportback cresceu significativamente quando comparado com o modelo da primeira geração. Mais comprido 56 mm, tem comprimento total de 4,03 metros. A largura permaneceu quase inalterada, nos 1,74 metros, enquanto que a altura situa-se nos 1,41 metros de altura (valor que aumenta para os 1,43 metros se for considerada a antena).

A maior distância entre eixos e as distâncias mais curtas entre o centro das rodas e as extremidades dianteira e traseira da carroçaria contribuem para melhor desempenho dinâmico enquanto que esteticamente conferem visual mais agressivo e desportivo ao novo Audi A1.

A grelha Singleframe domina a secção dianteira através de posicionamento mais baixo e duas entradas de ar laterais que se prolongam por um pequeno lábio inferior. Os faróis rasgados acrescentam personalidade, num conjunto em que se destacam as três aberturas entre o capô e a grelha frontal, detalhe que os designers da Audi trabalharam com inspiração no carismático modelo Sport quattro, o ícone da marca que fez brilhante carreira no Campeonato Mundial de Ralis a partir de 1984.

As semelhanças com os protótipos Audi Ur-quattro e Sport quattro são espelhadas quando o novo A1 Sportback é visto de perfil. O extenso, plano e inclinado pilar C dá a sensação de projetar o automóvel para a frente, criando situação ilusória de movimento.

Na traseira destaque para o difusor e as duas entradas de ar laterais, com a linha do tejadilho prolongada por um spoiler discreto. O design dos faróis, com perfil tridimensional, possui elemento em forma de bumerangue nos extremos exteriores e que funciona como ligação de continuidade com as linhas da carroçaria. A forma de seta situada ao centro remete para o perfil trabalhado da porta da bagageira. Estes elementos, em conjunto com as jantes de grandes dimensões e as saias laterais pronunciadas, vincam a estética agressiva do Audi A1 Sportback.

O interior a Audi A1 surge mais desportivo com todos os controlos vincadamente orientados para o condutor, incluindo o radio MMI de série. A instrumentação totalmente digital, o ecrã táctil de 8,8 polegadas como equipamento de série, bem como painel de 10,25 polegadas e o volante multifunções também estão em evidência.

Os assistentes de condução também chegam da gama superior da Audi, onde um dos destaques são os sensores frontais que, num sistema de radar, avisam (sonora e visualmente) sobre situações com outros veículos, com peões ou ciclistas para ativar o sistema de travagem de emergência e que também controla o assistente de velocidade. O sistema de parqueamento é enriquecido com uma câmara.

Disponível numa paleta com dez cores diferente o novo A1 Sportback pode receber como complemento o acabamento do tejadilho numa cor contrastante entre o pilar A e o spoiler do tejadilho. A personalização do Audi A1 Sportback pode ainda ser estendida às caixas dos espelhos exteriores, às abas laterais do spoiler dianteiro e às saias laterais numa escolha adicional de cores.

Em Portugal apenas está diponivel de momento a versão 30 TFSi, equipada com bloco 1.0 TFSi de 116 cv que conta com uma caixa manual de seis velocidades ou uma caixa S tronic de sete velocidades. Os preços desta versão começam nos 25.100 euros.

Em maio de 2019 vão chegar ao mercado nacional as versões mais potentes a 35 TFSI, com o preço a começar nos custa 27.500 euros, enquanto a versão 40 TFSI, que vai chegar na mesma altura e terá um preço 34.900 euros.

Para o mês de julho está prevista a chegada da versão menos potente, trata-se da 25 TFSI, com um motor de três cilindros e 1.0 TFSI com 95 cv de potência com preços que começam nos 23.500 euros.

VEJA TAMBÉM:

Comentários

Veja mais