Novidades

Citroën revela o C5 X: berlina, SUV e carrinha num só

Novo topo de gama da marca francesa chega no final do ano
Texto

A Citroën revelou nesta segunda-feira o C5 X como o seu novo modelo topo de gama expressando uma nova filosofia da marca para o segmento D. O novo C5 X sintetiza na elegância da sua silhueta os conceitos de berlina, SUV e carrinha num só transportando o característico ‘conforto Citrioën a bordo de um veículo ‘estradista’ (‘touring’) a pensar nas viagens longas.

O novo C5 X oferecerá motorizações a gasolina e uma versão híbrida plug-in estreando a suspensão ativa no sistema da marca e introduzindo um novo interface de comunicação num interior de espaço e ambiente ‘lounge’ com tecnologias também elas novas, como o reconhecimento de voz.

A silhueta de uma berlina com um capô longo funde-se com a robustez mais alta de um SUV, de linha de cintura elevada e de rodas grandes (com diâmetro de 720 mm em jantes de 19’’), e uma traseira “dinâmica”, de guarda-lamas rebaixados mais curta que a frente, com a praticidade de uma ‘break’ desembocando numa grande porta abrindo (de forma elétrica) espaço para um piso de carga baixo com 545 litros (até um máximo de 1.640 com rebatimento dos bancos).

Com uma distância entre eixos de 2.785 mm, em benefício da habitabilidade no banco traseiro, o novo C5 X mede 4.805 mm de comprimento, 1.865 mm de largura e tem 1.485 mm de altura.

A marca Citroën Advanced Comfort não podia deixar de estar presente no conforto dos bancos – neste modelo com massagem e aquecimento disponíveis –, mas também está na nova suspensão ativa com controlo eletrónico dos amortecedores que reforça na versão híbrida plug-in o exclusivo sistema de batentes hidráulicos progressivos da marca francesa.

A habitabilidade espaçosa prometida quer à frente quer atrás será reforçada com uma luminosidade generosa fruto da superfície vidrada a 360º e do teto de vidro panorâmico e uma insonorização beneficiando de vidros acústicos laminados dianteiros e traseiros.

O novo ‘head-up display’ ampliado do C5 X que projeta no para-brisas imagens ampliadas numa semelhança a realidade aumentada é uma das inovações tecnológicas com expoente num interface de comunicação totalmente novo na marca: o My Citroën Drive Plus.

O sistema funciona na lógica de um smartphone com ênfase na conetividade associado a um ecrã tátil de alta definição com 12’’, 4 tomadas USB tipo C e um carregador sem fios e dispondo de atualizações em tempo real ‘over-the-air’. Personalizável, o sistema dispõe também de reconhecimento de voz natural por um assistente pessoal.

O conjunto de radar, câmaras e sensores do C5 X proporciona uma condução semiautónoma de nível 2, em que o sistema Highway Driver Assist – combinando o regulador de velocidade adaptativo com função Stop & Go e o assistente de manutenção na faixa de rodagem para que o condutor já não precise de gerir a velocidade ou a trajetória – está em destaque por entre outros assistentes como a monitorização do ângulo morto de longo alcance, o alerta de tráfego atrás, ou a câmara traseira a 360º.

O novo Citroën C5 X oferecerá duas motorizações a gasolina (ainda por revelar) e a versão híbrida plug-in adotará a motorização do C5 Aircross Hybrid, com uma potência de 225 cv e uma autonomia em modo exclusivamente elétrico de 50 km acessível em velocidades até 135 km/h.

Anunciado pela Citroën como uma “evolução” no segmento D na sua silhueta única, o novo C5 X tem lançamento agendado para o segundo semestre de 2021. As encomendas na Europa deverão começar em outubro para entregas a rondar o final do ano.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias