Guiamos a nova gama do Toyota Corolla que já tem preços

| Virgílio Machado
VÍDEO: Já chegou a nova gama do Toyota Corolla

A nova gama do Toyota Corolla chega finalmente ao mercado nacional e promete não deixar ninguém indiferente, ou não estivéssemos a falar do modelo mais vendido em todo o mundo que conta já com 45 milhões de unidades vendidas após 53 anos de existência e onze gerações. 

O Corolla entra na sua 12ª geração completamente renovado e   exibe um design mais dinâmico que diferencia, mais do que nunca, claramente o desportivo e compacto Hatchback da elegante e versátil Touring Sports, bem ao jeito do gostos dos portugueses, e do refinado Sedan. 

A nova gama Corolla expande ainda a oferta de modelos híbridos da marca, já que o Hatchback e a Touring Sports são os primeiros modelos a permitir optar entre dois propulsores eletrificados com a tecnologia self-charging hybrid - um aperfeiçoado de 1.8 litros com 122 cv que chega dos 0 aos 100 km/h em 10,9 segundos com uma velocidade máxima de 180 km/h, enquanto a nova unidade de 2.0 litros com um rendimento de 180 cv, acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 7,9 segundos e  uma velocidade máxima nos 180 km/

Para além disso o Sedan está disponível com a motorização híbrida self-charging de 1.8 litros. 

Refletindo o contínuo foco da Toyota na tecnologia de eletrificação, esta nova geração da gama Corolla irá disponibilizar apenas uma motorização convencional; uma unidade turbo a gasolina de 1.2 litros com 116 cv para as carroçarias Hatchback, que chega dos 0 aos 100 km/h em 10,3 segundos e alcança uma velocidade máxima de 200 km/h. Esta versão está equipada com uma caixa manual de seis velocidades, enquanto as outras duas versões contam com uma caixa CVT.

Tendo por base a nova plataforma, a TNGA que proporciona altos padrões de segurança ativa e passiva, proporcionando um comportamento de bom nível em estrada, o novo Corolla está dotado de uma direção rápida e bastante suave, uma suspensão traseira de eixo independente multibraços e um centro de gravidade mais baixo.

Estes elementos contribuem todos para um melhor comportamento e uma superior estabilidade, sem comprometer o conforto e a qualidade de rolamento, além de redução da vibração de alta frequência que resulta num aumento da sensação de qualidade no interior.

Apontando desta forma no núcleo duro do segmento C europeu, o novo Hatchback, a Touring Sports e o Sedan são modelos dinâmicos e elegantes que atendem a todos os requisitos de deslocações diárias e uso mais diversificado ao fim de semana, combinando prazer de condução em todas as condições da estrada com a paz de espírito e os baixos custos operacionais exclusivos da tecnologia de propulsão híbrida self-charging da Toyota.

Ao entrarmos no interior percebemos de imediato que existe mais espaço. A base do pára-brisas foi rebaixada em 40 mm, a altura total do painel de bordo foi reduzida para poder apresentar uma forma mais elegante e leve do que anteriormente e, ao mesmo tempo, melhorar a visibilidade. Os bancos foram rebaixados em 25 mm para manter a mesma altura disponível do modelo anterior. 

Com um interior totalmente novo desenhado para criar um ambiente de habitáculo espaçoso e  de linhas modernas. A posição de condução é mais envolvente e os bancos com apoio lombar e de bacia são bastante confortáveis.

O aumento da distância entre-eixos das versões Touring Sports e Sedan permitiu aumentar em 48 mm na distância entre os bancos dianteiros e traseiros (que é agora de 928 mm), proporcionando o maior espaço para pernas dos passageiros do banco traseiro.

Particular atenção foi dada ao interior da versão Touring Sports, especificamente adaptada ao mercado europeu, que conta com um espaço de carga bastante generoso de 598 litros de capacidade.

Mas a bagageira não é igual em todos os modelos já que a versão equipada com o motor 1.2 litros turbo ou pelo bloco 1.8 litros híbrido, conta com 361 litros de capacidade, no cinco portas. Já na versão 2.0 litros híbrido, a bagageira tem 313 litros de capacidade.

Entras as novidades destaque para o ecrã Multi – Informação de 7 polegadas que funciona como painel de instrumentos, um novo Head-up display colorido de 10 polegadas, um novo ecrã tatil central multimédia de 8 polegadas, um travão de estacionamento elétrico, uma base de carregamento sem fios para telemóveis e um espelho retrovisor electrocromático.

Em matéria de segurança, todas as três variantes do novo Corolla estão equipadas de série com a versão mais recente do Toyota Safety Sense; um conjunto de tecnologias de segurança ativa projetadas para ajudar a evitar ou atenuar as consequências de colisões numa ampla gama de situações de tráfego.

O melhorado pacote de segurança ativa usa uma nova câmara de lente única com maior resolução e um radar de ondas milimétricas. O desempenho de ambos os sistemas foi melhorado para expandir a gama da deteção de riscos e beneficiar a sua funcionalidade. A nova unidade do sistema foi também reduzida para facilitar a instalação.

O Toyota Safety Sense passa a incluir versões atualizadas do Sistema de Segurança Pré-colisão (PCS), Cruise Control adaptativo (ACC), Alerta de Saída da Faixa (LDA), Reconhecimento dos Sinais de Trânsito (RSA) e Sistema de Máximos Automático (AHB). Além disso, introduz um novo Cruise Control adaptativo inteligente (iACC) e o Assistente de Condução Inteligente (LTA) para ajuda avançada à condução.

Na estrada gostamos da maneira como o novo Corolla enfrenta os percursos de autoestrada ou mais citadinos. Infelizmente o contacto com a 12.ª geração do Corolla foi muito curto e vamos ter esperar pelo ensaio para perceber melhor alguns pontos, mas numa primeira analise sempre se pode deixar claro que a caixa de velocidades CVT parece melhor do que suas antecessoras.

Bem insonorizado, bastante suave e fácil de conduzir, o novo Corolla parece mais uma vez uma receita vencedora para a Toyota manter este modelo no topo da tabela de vendas a nível mundial.

Em matéria de preços o Corolla Hatchback arranca 21.299 euros, enquanto a Touring Sports (carrinha) começa nos 22.499 euros, para o motor 1.2 litros. Já o motor 1.8 litros híbrido arranca com o cinco portas por 25.990 euros e a Touring Sports começa nos 27.190 euros.

Chegou o novo Toyota Corolla
Veja mais