Renovado Dacia Duster já marcou a data de chegada a Portugal

  • Redação Autoportal
  • 1 jul, 12:29

SUV atualiza a tecnologia e a estética melhorando a eficiência

O novo Dacia Duster vai estar à venda no mercado português em setembro apresentando uma renovação que passa pelo seu interior, mais tecnológico, uma nova caixa automática e com uma incidência exterior que deixa o SUV com argumentos mais eficientes.

O design mudou especialmente à frente no plano estético com uma nova grelha do radiador cromada com relevos 3D, mas também com ganhos na eficiência e na diminuição de emissões. O propósito estético com um objetivo aerodinâmico para mais eficiência mostra-se também no novo spoiler traseiro e nas novas jantes de 16 e 17’’.

PUB

O Duster adota a nova assinatura Dacia das luzes diurnas em Y, bem como a iluminação LED à frente e atrás e também nos piscas dianteiros trazendo de série a ativação dos máximos.

Bigster é o SUV de 7 lugares da Dacia

O conjunto de otimizações tendo em vista a redução de CO2 (novas jantes e pneus mais ‘verdes’ oferecendo uma resistência ao rolamento 10% inferior, a iluminação LED), permitem uma diminuição de até 5,8g de CO2 na versão 4x4 do novo Duster.

PUB

A gama revista de motores passa a estar disponível com a caixa automática EDC de 6 velocidades, em combinação com o bloco TCe 150. A caixa EDC tem duas embraiagens – uma para as relações ímpares (1,3,5) e outra para as pares (2,4,6) – mantendo uma transmissão contínua do binário sem perdas de energia melhorando a eficiência e o conforto.

As versões Diesel do novo Duster oferecem o motor dCi 115 (para a versão 2WD ou para a 4WD) combinado com uma caixa manual de 6 velocidades. Já o Bi-fuel (gasolina-GPL) oferece o ECO-G 100 (só para duas rodas motrizes) combinado com uma caixa manual de 6 velocidades – sendo que a capacidade do depósito de GPL foi aumentada em 50% passando para os 49.8 litros.

PUB

A gama a gasolina oferece quatro opções: o TCe 90 (2WD), o TCe 130 (2WD) e o TCe 150 (4WD) com uma caixa manual de 6 velocidades; e o TCe 150 (2WD) com a caixa EDC de 6 velocidades.

Spring é o primeiro elétrico da Dacia

O interior vem renovado nos estofos e com uma nova consola central sobrelevada com apoio de braço retrátil em destaque. Há dois sistemas multimédia em opção (Media Display e Media Nav) dispondo ambos de ligação Wi-Fi para Apple CarPlay e Android Auto e com um novo ecrã de 8’’.

PUB

A versão 4WD equipada quer com o Media Display ou com o Media Nav também inclui um sistema Monitor 4x4 que fornece vários tipos de informação no ecrã central: inclinómetro lateral; ângulo de inclinação; bússola; e altímetro.

A vocação off-road do Dacia Duster é explanada com uma altura ao solo do SUV em 217 mm na versão 2WD e em 214 mm na 4x4 desenhando um ângulo ventral de 21°, um ângulo de ataque de 30° e um ângulo de saída de 34° na versão 2WD e 33° no 4x4.

Às ajudas à condução de série como o limitador de velocidade e o controlo eletrónico de estabilidade juntam-se opções como o regulador de velocidade, o avisador de angulo morto, o assistente de estacionamento, o sistema de câmaras ‘multiview’ (ambiente exterior) e o assistente ao arranque em subidas. No Duster 4x4 poderá ainda contar.se com o controlo adaptativo de velocidade em descida.

Continuar a ler

RELACIONADOS

Dacia revela nova imagem e logótipo

Ao volante do Dacia Spring: o elétrico mais barato destinado ao sucesso urbano

Dacia mostra o Bigster Concept: um SUV de sete lugares que chega em 2025

Já experimentámos os novos Dacia Sandero e as encomendas estão abertas

COMPUTADOR DE BORDO

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

Atenção às datas de revalidação de carta de condução. Faça tudo online e poupe 10%

VEJA MAIS

MAIS LIDAS