Novidades

Skoda apresenta a quarta geração do Fabia

Marca checa anunciou que o modelo chega a Portugal no quarto trimestre deste ano
Texto

A Skoda apresentou o novo Fabia com quatro motorizações diferentes que se combinam com mecânicas de três ou quatro cilindros a gasolina variando entre os 65 e os 110 cv de potência. A quarta geração do modelo está mais espaçosa e tecnológica e chega ao mercado nacional durante o quarto trimestre.

Em termos de motorização, a marca checa oferece o MPI Evo, nas versões de 65 e de 85 cv, ambas associadas a uma caixa manual de 5 velocidades, e o 1.0 TSI Evo, com 95 cv e caixa manual de cinco relações, ou, na versão mais potente de 110 cv, com uma caixa manual de seis velocidades ou automática de dupla embraiagem.

O novo Fabia cresceu no comprimento para os 4.108 mm (mais 11 cm do que a geração anterior), na largura para 1.780 mm (mais 4,8 cm) e diminuiu na altura para 1.460 mm (menos 7 mm), enquanto a distância entre eixos aumentou para 2.564 mm (mais 9,4 cm). Além de mais espaço interior, a capacidade de carga também aumentou em 50 litros, para um total entre os 380 e os 1.190 litros com os encostos traseiros rebatidos.

Utilizando a tecnologia “Hands-on Detect” (deteção prática), o Travel Assist verifica em intervalos regulares se o condutor está a tocar o volante de forma constante.

Além do Adaptive Cruise Control (regulador de velocidade), o Travel Assist também inclui o Lane Assist (manutenção na faixa) e o Traffic Sign Recognition (reconhecimento de sinalização) – ambos em estreia no Fabia.

Os sistemas de deteção Side Assist (assistência lateral), Front Assist (assistência frontal) com proteção preditiva para peões e ciclistas, o Park Assist (assistência ao estacionamento) e Manoeuvre Assist (assistência de manobras) também são novidades nesta gama.

Este é o primeiro Fabia que pode ser encomendado com ar condicionado Climatronic de duas zonas, incluindo saídas de ar adicionais na parte traseira da Jumbo Box, para manter arrefecida a zona dos passageiros. A nova geração conta também com uma maior bagageira com 380 litros (mais 50 litros do que a anterior).

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Marisco impresso em 3D: será esta a alimentação do futuro?
Painéis solares dobráveis e portáteis dão energia limpa nas tuas aventuras
Funicular da Graça já transporta pessoas e as viagens são gratuitas