Novidades

Quinta geração do Range Rover é ainda mais requintada e moderna

A nova geração do Range Rover e o seu visual contemporâneo dão continuidade a mais de meio-século de histórias e aventuras
Texto

Depois de uns dias de pequenas amostras nas redes sociais, aqui ficam finalmente as primeiras imagens oficiais da quinta geração do Range Rover. Aquele que é um dos modelos mais enigmáticos e conhecidos do planeta conta já com mais de 50 anos de aventuras, sendo que as versões mais recentes o atiraram para um patamar mais luxuoso e distinto.

Os traços gerais e alguns dos detalhes que identificamos em cada um dos Range Rover estão agora mais modernos e com um estilo mais apurado. Na frente e na traseira, os sistemas de iluminação assumem contornos muito mais sofisticados, especialmente na parte de trás, onde as mudanças são mais evidentes.

A bordo, o ambiente é também mais requintado e tecnológico, sendo que houve uma grande preocupação pela imagem e todos os detalhes parecem ganhar ainda mais destaque através de novos materiais e tons. No lugar do condutor é o novo volante o primeiro a ser descoberto, com comandos táteis, mas atrás deste está o painel de instrumentos totalmente digital de grandes dimensões.

Mesmo ao centro do tablier, o monitor tátil parece que flutua e apenas existem comandos de funcionamento um pouco mais tradicionais para o sistema de ar condicionado, com filtros específicos para o habitáculo, capazes de proteger o interior do Range Rover de visitantes externos como aqueles que nos fazem usar máscara nos dias que correm ou de odores indesejados. Através do monitor principal, no entanto, poderemos também ajustar as definições do sistema de som de 1.600 watts desenvolvido pela Meridian para este modelo, ou os controlos de voz que despertam a assistente virtual Alexa da Amazon.

Lá atrás o conforto pode ser ainda superior, dependendo da versão e das configurações dos lugares traseiros, que podem agora ser cinco se optarmos pela carroçaria mais longa. Mas para garantir que o silêncio a bordo é mesmo perfeito, a grande maioria dos ruídos exteriores e dos componentes mecânicos são eliminados através de um sistema de cancelamento de ruído que emite frequências contrárias às dos sons mais indesejados, impedindo-os de chegar ao habitáculo.

Apesar da imagem estar mais focada no luxo e no requinte, o desempenho dinâmico do novo Range Rover continua a permitir que este modelo consiga explorar alguns dos locais mais inóspitos do planeta, com a ajuda dos seis modos de condução do sistema Terrain Response 2, do sistema de tração integral inteligente e do bloqueio do diferencial traseiro, mas também de novas tecnologias para este modelo como o sistema de quatro rodas direcionais.

A gama de motorizações do novo Range Rover passa agora a contar com versões híbridas plug-in, capazes de percorrer cerca de 100 quilómetros em modo puramente elétrico. Mas ainda não é desta que ficam esquecidas as versões equipadas com motor diesel, nem sequer um V8 a gasolina com 530 cavalos de potência. No caso do diesel em que a marca está a apostar para o nosso mercado, trata-se de um motor de três litros com seis cilindros, com potências que podem chegar aos 350 cavalos e que também inclui um sistema mild-hybrid de 48V.

Além de tudo isto e para quem já abraçou o novo mundo da eletrificação em pleno, o novo Range Rover também reserva uma surpresa, mas que só chegará ao mercado no ano 2024. Trata-se do primeiro Range Rover da história a ser alimentado exclusivamente por eletricidade, mas do qual ainda não existem grandes informações.

Para já, podemos apenas configurar o visual mais desejado para este modelo no site oficial da marca, sendo que o preço de entrada já fica acima dos 165 mil euros. As encomendas começam no início de 2022.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias