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Ford Transit está pronta para utilizar combustíveis verdes

Óleo vegetal hidrogenado é o novo combustível que já está a ser usado na Europa
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Ford Transit
Ford Transit

A utilização de combustíveis feitos a partir de óleos alimentares usados constituem uma alternativa mais amiga do ambiente que os tradicionais combustíveis.

Nesse sentido a Ford aprovou agora a utilização de óleo vegetal hidrogenado (HVO) nos seus furgões Transit.

Este combustível diesel renovável é produzido a partir de óleos usados, incluindo os óleos residuais dos restaurantes, dos takeaways e até mesmo dos das cozinhas particulares.

“A utilização de HVO (ou gasóleo renovável), em alternativa aos combustíveis fósseis convencionais, pode contribuir para melhorias na qualidade do ar. Os gases com efeito de estufa podem ver-se reduzidos num máximo de 90 por cento, comparativamente aos gasóleos tradicionais, isto para além de que os veículos que funcionam com HVO emitem menos NOx e partículas do que outros a gasóleo, pois o combustível não contém enxofre ou oxigénio”, revelou a Ford.

A marca norte-americana tem vindo a testar, de um modo exaustivo, a utilização de HVO no seu motor EcoBlue de 2,0 litros, para garantir que não é necessária realizar nenhuma alteração e que a assistência não seja afectada. A Ford comprovou com estes testes que não foi necessário nenhum desenvolvimento adicional do combustível antes da sua possível utilização nos mais recentes furgões Ford Transit.

Na Europa são várias as empresas do ramo que se dedicam à recolha dos óleos usados nas cozinhas de restaurantes, cafetarias e escolas. A RecOil, iniciativa da UE que conta com o apoio da Comissão Europeia, está a tentar aumentar os volumes de recolha de modo a se incrementar a produção de biodiesel, passando a abranger as recolhas em casas de particulares.

Para além disso, os HVO, grupo que também abrange os desperdícios originários de gorduras animais e de óleo de peixe, permitem que os motores a gasóleo arranquem mais facilmente, nomeadamente a baixas temperaturas. O processo criativo, que recorre ao hidrogénio como catalisador, significa que os HVO permitam, em simultâneo, uma queima mais limpa do que os biodiesel convencionais, para além de terem um maior período de armazenamento.

Os HVO estão à venda em postos de combustível seleccionados na Europa, principalmente na Escandinávia e nos estados bálticos, sendo oferecidos na sua forma pura ou misturados com gasóleo regular. O combustível também foi adoptado por operadores de frotas individuais noutros mercados, com vista à melhoria das suas credenciais verdes, sendo os combustíveis entregues a granel por fornecedores especializados directamente nas infraestruturas de abastecimento das empresas.

Se um veículo, no seu percurso, chegar ao ponto de ter pouco HVO numa área onde o mesmo não esteja disponível para venda, o motorista pode abastecer com gasóleo convencional, já que ambos os combustíveis se podem misturar no depósito sem causar problemas.

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