Novidades

Opel revela linha de motores da nova geração Corsa

Novo Opel Corsa vai chegar ao mercado no final do ano
Texto
Novo Opel Corsa
Novo Opel Corsa

Poucos dias depois de ter mostrado pela primeira vez a versão elétrica Corsa-e, a Opel anuncia agora a gama de motores de combustão interna que vai equipar a sexta geração do popular modelo Corsa, num leque de potências que vai de 75 a 130 CV de potência.

Assim as motorizações agora anunciadas pela Opel conta-se o bloco de entrada da gama, o  1.2 a gasolina, de 75 CV de potência.

Num patamar superior está o 1.2 Turbo a gasolina com três cilindros, bloco e cabeça em alumínio, e injeção direta. Este motor surge em duas versões à escolha, com 100 CV ou 130 CV de potência.

O binário máximo do 1.2 Turbo de 100 CV é de 205 Nm; a versão de 130 CV, por seu turno, garante 230 Nm de binário. Com grande parte do binário disponível numa faixa alargada de rotações, ambos os motores destacam-se pela resposta suave e poderosa. É de notar que pelo menos 95 por cento do binário máximo é disponibilizado entre 1500 e 3500 rpm, o que, a par do baixo peso do automóvel, da aerodinâmica apurada e das relações de transmissão bem escalonadas, coloca a agradabilidade de condução da nova geração Corsa num patamar referencial.

Em matéria de caixa de velocidades, o motor de entrada, 1.2 com 75 CV de potência, possui caixa manual de cinco velocidades.

Já o 1.2 Turbo de 100 CV é possível escolher entre uma caixa manual de seis velocidades (de série) ou uma caixa automática de oito velocidades, com gestão eletrónica com programas adaptativos de mudanças, bem como a tecnologia Quickshift pode ser comandada manualmente através de patilhas colocadas no volante. Por seu lado o bloco 1.2 Turbo de 130 CV aparece sempre associado à caixa automática de oito velocidades.

Aos três motores a gasolina junta-se o 1.5 Turbo D a gasóleo, com 102 CV de potência e 250 Nm de binário máximo. Da gama da nova geração Corsa faz parte, evidentemente, a variante elétrica Corsa-e.

Além do contributo decisivo dos motores, o baixo peso tem também influência determinante na dinâmica referencial do novo Corsa. A versão mais leve do novo modelo consegue baixar da barreira dos 1000 kg, fixando o peso sem condutor em apenas 980 kg.

Por comparação com o anterior Corsa, isto representa uma redução de uns expressivos 108 kg (10 por cento) num automóvel que mantém as dimensões praticamente inalteradas.

No que diz respeito a níveis de equipamento, o GS Line está em particular evidência como modelo mais dinâmico, com bancos dianteiros desportivos, pedais com capas de alumínio e tabliê em negro com aplicações em vermelho. No exterior, estas versões distinguem-se pela saída de escape cromada e para-choques dianteiro e traseiro específicos. Para acentuar o lado dinâmico da condução, os Corsa GS Line possuem um modo ‘Sport’ que atua sobre a assistência da direção e na resposta do acelerador.

A Opel vai começar a aceitar encomendas para o novo Corsa já no próximo mês de julho, enquanto a chegada das primeiras unidades ao mercado está prevista para o mês de novembro.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal