Com a chegada ao mercado da sexta geração do Opel Corsa, a marca germânica disponibiliza pela primeira vez uma versão elétrica a bateria, com autonomia até 337 quilómetros
Dotado de uma 50 kWh que pode receber carga rápida, atingindo até 80 por cento da sua capacidade em 30 minutos, o novo Corsa-e está preparado para todas as opções de recarregamento - ‘wallbox’, carga rápida ou cabo para tomadas domésticas - e a bateria possui cobertura de garantia de oito anos ou 160.000 km.
Com 136 cv de potência (100 kW) e um binário de 260 Nm, o novo Corsa-e acelera dos 0 aos 100 km/h em 8,1 segundos e alcança uma máxima de 150 km/h, limitada eletronicamente.
O condutor pode optar entre três modos de condução: Normal, Eco e Sport. O modo Sport aumenta a dinâmica, enquanto no modo Eco, o sistema de motorização do novo elétrico está configurado para apoiar o condutor a alcançar a máxima eficiência na utilização da energia.
O Corsa elétrico apresenta um bom desempenho dinâmico, beneficiando do motor elétrico síncrono de ímanes permanentes, e de um ‘design’ e dimensões exteriores compactas semelhantes à de gerações anteriores.
Desta forma o Corsa-e apresenta um comprimento total de 4,06 metros, a linha do tejadilho, ao estilo ‘coupé’, é 48 mm mais baixa do que o modelo anterior, sem que isso afete o espaço em altura no habitáculo e o condutor senta-se num plano mais baixo (redução de 28 mm), face ao modelo anterior.
O Opel Corsa-e faz a estreia de diversos sistemas de assistência à condução de só se encontram em segmentos superiores. Entre estes estão os faróis adaptativos de matriz de LED que surgem no segmento dos ‘sub-compactos’ pela primeira vez. Os oito elementos de LED controlados por uma câmara dianteira de alta resolução, de nova geração, adaptam continuamente o feixe de luz às condições de tráfego.
O Corsa-e também está disponível com faróis de LED, capazes de poupar mais de 80 por cento de energia por comparação com as lâmpadas de halogéneo, ao mesmo tempo que melhoram a visibilidade graças a tecnologia especial de refletores.
O novo Opel Corsa-e conta com uma lista muito completa de equipamento, logo a partir da versão de entrada Selection, com climatização automática com controlo remoto, travão de estacionamento elétrico, sistema de fechaduras sem chave, sistemas de infoentretenimento compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto, com ecrã de sete polegadas, para citar apenas alguns.
Em matéria de sistemas de assistência à condução e segurança, o Corsa-e oferece de série o alerta de colisão dianteira com travagem automática de emergência e deteção de peões, sistema ativo de posicionamento de faixa, reconhecimento de sinais de trânsito e programador de velocidade.
O novo Opel elétrico pode ser também equipado com programador de velocidade adaptativo baseado em radar e sensores de flanco. Se o automóvel se desvia da trajetória, o sistema de manutenção de faixa aplica correções automáticas suaves na direção.
O programador de velocidade adaptativo mantém uma distância fixa para o veículo da frente, recorrendo a radar e a sensores ligados à câmara dianteira. O sistema oferece funcionalidades adicionais stop/go, conseguindo imobilizar o automóvel e fazendo-o seguir o veículo da frente em situações de congestionamento de tráfego. Estão disponíveis ainda o sistema de alerta de ângulo cego e uma variedade de assistentes ao estacionamento.
Em matéria de preços a Opel já fez saber que o novo Corsa elétrico arranca nos 29.990 euros.
Preços:
Gama | Potência | Preço |
---|---|---|
Opel Corsa-e Selection | 136 cv | 29.990 € |
Opel Corsa-e Edition | 136 cv | 30.110 € |
Opel Corsa-e Elegance | 136 cv | 32.610 € |