Novo Corsa emagrece abaixo dos 1.000 kg e fica mais eficiente

  • Redação Autoportal
Novo Opel Corsa chegará mais leve
Novo Opel Corsa chegará mais leve

Sexta geração na sua versão mais leve pesará 980 kg sem condutor

O novo Opel Corsa prossegue o “conceito de construção de baixo peso” da marca alemã e a sexta geração do já histórico citadino surgirá na sua versão mais leve com um peso abaixo dos 1.000 kg melhorando o seu dinamismo e eficiência.

Com a estreia agendada ainda para este ano, o novo Corsa beneficiará da ”arquitetura completamente nova” em todas as variantes a gasóleo, a gasolina ou - pela primeira vez - a eletricidade.

A construção de baixo peso terá “reflexos positivos no comportamento dinâmico e na redução de consumos e emissões” com a versão mais leve “a baixar da fasquia referencial” da tonelada pesando “sem condutor (...) apenas 980 kg”.

Em comparação com a versão similar do modelo anterior, a redução é de 108 kg, ou seja, cerca de 10 por cento, “apesar de se tratarem de carroçarias com comprimentos semelhantes, de 4 metros”.

A estrutura de carroçaria (sem pintura) do novo Corsa pesa menos 40 kg do que a versão anterior tendo por base uma “nova plataforma ‘multi-energy’ para modelos subcompactos e compactos, que permite receber um leque alargado de sistemas de motorização”: motores térmicos a gasolina e diesel, “bem como uma variante elétrica a bateria”.

O propulsor a gasolina de construção em alumínio, com três cilindros, pesa menos cerca de 15 kg do que o anterior de quatro cilindros. O capô do motor é também feito de alumínio poupando 2,4 kg face ao seu antecessor de aço.

A ”dieta” por que passou o novo Corsa inclui também os bancos com a otimização das estruturas para uma redução total de 10 kg: 5,5 kg à frente e 4,5 kg atrás. A diminuição de peso conjugada com o apuramento da aerodinâmica e com motores eficientes resultará em reduções de consumo de combustível e de emissões de CO2.

  • TEMAS:
  • Opel

  • Corsa

  • Novo Corsa reduz peso

Veja mais