Cotação do Barril de Brent desce para os 68,62 dólares mas preço dos combustíveis vai manter-se alto

  • Redação Autoportal
  • 21 jul, 12:18
Produção petróleo (Foto: Timothy Newman/Unsplash)
Produção petróleo (Foto: Timothy Newman/Unsplash)

Depois de negociar a 75 dólares assistimos a oito semanas de aumentos do preço dos combustíveis em Portugal. Agora, a verificar-se esta tendência só terá impacto daqui a 15 dias

A cotação do Barril de Brent desce para os 68,62 dólares o que poderá indicar uma tendência de descida do preço dos combustíveis daqui a 15 dias, altura em que normalmente existe reflexo nacional. Isto, se a tendência se mantiver...

Depois da decisão do grupo OPEP+ (OPEP e aliados) de aumentar a sua produção, o crude do Mar do Norte, fechou a sessão no mercado de Londres com uma acentuada quebra de 6,75%.

PUB
Preço dos combustíveis não para de subir
PUB

As transações na sexta-feira passada ficaram nos 73,59 dólares, mas o anúncio feito no domingo sobre o acordo alcançado no Dubai pelos membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), veio inverter a tendência da subida que se mantinha há semanas.

A objetivo destes aliados é aumentar em conjunto e, de forma gradual a produção nos próximos 5 meses, prevendo chegar a mais 2 milhões de barris diários no mês de dezembro deste ano.

A pandemia Covid-19 originou em 2020 uma forte descida do consumo mundial de petróleo. Depois do corte acordado em abril de 2020, o OPEP+ passou de 9,7 milhões de barris por dia para 3,8 milhões. Agora com a estimativa de aumento do consumo mundial nos 4,8% no segundo semestre deste ano e, 3,4% em 2022, passará o limiar dos 100 milhões de barris diários.

PUB

Os Emirados Árabes Unidos (EAU), tinham a intenção de aumentar a produção, mas com o acordo feito pela OPEP+ consegue acabar-se com a divisão e, permitir a cinco Estados aumentar a produção, sendo que além dos EAU também sauditas, russos, iraquianos e koweitianos vão ter limites revistos em alta.

PUB

Quem são os países que mandam no petróleo que se vende em Portugal?

Membros da OPEP: Argélia, Angola, Congo, Guiné Equatorial, Gabão, Irão, Iraque, Koweit, Líbia, Nigéria, Arábia Saudita, EAU e a Venezuela.

OPEP+ integra também o Azerbaijão, Barém, Brunei, Cazaquistão, Malásia, México, Omã, Federação Russa, Sudão e o Sudão do Sul.

Continuar a ler

RELACIONADOS

Preço dos combustíveis: já foram atingidos os valores de 2012

Preço dos combustíveis: Gasolina e gasóleo sobem para novos máximos na segunda-feira

Manifestação em Lisboa, Porto e Faro contra preço dos combustíveis junta dezenas de pessoas

Preços dos combustíveis: Portugal é o 3º país com a gasolina mais cara da Europa

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS