Novidades

PSP está na estrada para fiscalizar a condução sob efeito de álcool

Operação “Se conduzir não beba, se beber não conduza" decorre em todo o território nacional
Texto
PSP fiscalização (Lusa)
PSP fiscalização (Lusa)

A PSP vai estar na estrada até sexta-feira para realizar ações de controlo da condução sob o efeito de álcool com o objetivo de diminuir a sinistralidade.

A operação “Se conduzir não beba, se beber não conduza" decorre em todo o território nacional e, além da condução sob o efeito de álcool, também estará atenta ao excesso de velocidade, ao uso de telemóvel ao volante, ao uso correto do cinto de segurança e dos sistemas de retenção, ou ao respeito pela sinalização.

De 2020 para 2021 houve menos mortes na estrada (-4%) , mas houve mais acidentes (+8%) e acidentes com vítimas (+14%), mais feridos graves (+19%) e mais feridos ligeiros (+15%).

“Apesar da diminuição das vítimas mortais, torna-se fundamental aumentar a fiscalização da condução sob o efeito do álcool, atendendo ao aumento do número de acidentes com vítimas, especialmente os feridos graves”, refere comunicado da PSP citado pela Lusa.

Segundo dados provisórios da PSP, em 2021 foram submetidos “339.533 condutores ao teste do álcool, dos quais 4.348 foram autuados e 5.987 apresentaram uma taxa de álcool no sangue igual ou superior 1,2 g/L”, o que constitui crime.

“Sendo os cenários urbanos altamente dinâmicos, com múltiplos utilizadores da rodovia em constante movimento, a mudança de comportamento dos condutores, deixando de ter comportamentos que diminuam de qualquer forma as capacidades para o exercício da condução, constitui fator fundamental para recuperar a tendência de diminuição da sinistralidade que se registou em anos anteriores”, acrescenta o comunicado.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano