PSP está na estrada para fiscalizar a condução sob efeito de álcool

  • Redação Autoportal
  • 27 jan, 09:38
PSP fiscalização (Lusa)
PSP fiscalização (Lusa)

Operação “Se conduzir não beba, se beber não conduza" decorre em todo o território nacional

A PSP vai estar na estrada até sexta-feira para realizar ações de controlo da condução sob o efeito de álcool com o objetivo de diminuir a sinistralidade.

A operação “Se conduzir não beba, se beber não conduza" decorre em todo o território nacional e, além da condução sob o efeito de álcool, também estará atenta ao excesso de velocidade, ao uso de telemóvel ao volante, ao uso correto do cinto de segurança e dos sistemas de retenção, ou ao respeito pela sinalização.

PUB

De 2020 para 2021 houve menos mortes na estrada (-4%) , mas houve mais acidentes (+8%) e acidentes com vítimas (+14%), mais feridos graves (+19%) e mais feridos ligeiros (+15%).

“Apesar da diminuição das vítimas mortais, torna-se fundamental aumentar a fiscalização da condução sob o efeito do álcool, atendendo ao aumento do número de acidentes com vítimas, especialmente os feridos graves”, refere comunicado da PSP citado pela Lusa.

Segundo dados provisórios da PSP, em 2021 foram submetidos “339.533 condutores ao teste do álcool, dos quais 4.348 foram autuados e 5.987 apresentaram uma taxa de álcool no sangue igual ou superior 1,2 g/L”, o que constitui crime.

PUB

“Sendo os cenários urbanos altamente dinâmicos, com múltiplos utilizadores da rodovia em constante movimento, a mudança de comportamento dos condutores, deixando de ter comportamentos que diminuam de qualquer forma as capacidades para o exercício da condução, constitui fator fundamental para recuperar a tendência de diminuição da sinistralidade que se registou em anos anteriores”, acrescenta o comunicado.

PUB
Continuar a ler

RELACIONADOS

Saiba onde vão estar os radares até final do mês, pois «quem o avisa...»

Final de ano na estrada teve menos mortes e menos acidentes do que no ano passado

Veja as bombas que estão ao serviço da PSP

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS