Aliança de CEO europeus: Reduzir as emissões de CO2 em 55% até 2030

  • Redação Autoportal
  • 19 jul, 09:15
Pacto Ecológico Europeu (Foto: C.Leboutillier/Pexels)
Pacto Ecológico Europeu (Foto: C.Leboutillier/Pexels)

A Cross-Industry CEO Alliance, formada por 12 empresas líder da EU, apoia plano de corte das emissões de carbono em 55% até 2030

No dia 7 de julho reuniram-se em Paris doze líderes empresariais europeus, para discutir formas de apoiar o pacto verde da União Europeia.

A designada European CEO Alliance representa áreas da energia, transportes, tecnologia e indústrias e, acredita que o combate às mudanças climáticas exige um esforço coletivo por todos os estados-membros da União Europeia, e, a colaboração entre o sector público e a indústria.

PUB

Enquanto a Comissão Europeia prepara o plano legislativo para cumprir o corte de 55% das emissões até 2030, esta Aliança juntamente com as propostas dos seus CEO pretende ser um apoio para alcançar a neutralidade climática.

Lista de empresas atualmente na Aliança de CEO europeus

Com um papel central os membros da Aliança reforçam a necessidade de um aprimoramento contínuo do Sistema De Comércio de Emissões da União Europeia, e, a importância da implementação de sistemas de limite e comércio específico de cada sector adotando medidas da redução das emissões.

Outra das preocupações é a descarbonização da mobilidade dos transportes através da eletrificação dos mesmos e, a eficiência energética dos edifícios.

PUB

Tendo em conta todas estas metas os membros da CEO Alliance iniciaram projetos intersectoriais. Um visa o aumento da produção de baterias, criando em paralelo uma infraestrutura em toda a Europa de sistemas de carregamento. O outro relativo aos edifícios estabelece padrões mais elevados de eficiência energética, energias renováveis e materiais sustentáveis. Dão o exemplo dos sistemas de aquecimento a combustível fóssil, que devem ser substituídos por bombas de calor elétricas ou outras soluções digitais.

PUB

Os CEO envolvidos comprometeram-se a aplicar estas mesmas recomendações nos edifícios das suas empresas.

Esta aliança foi formada em 2020 durante a pandemia da Covid-19 na mesma altura em que surgiu o histórico Pacto Ecológico Europeu.

Com este Pacto a Europa pretende ser uma região líder a nível mundial na proteção do clima, investir e promover na inovação em novas tecnologias sem esquecer a promoção de emprego na preparação de um futuro melhor.

Os membros da European CEO Alliance intitulam-se como “tanques de ação” para trabalhar em conjunto no sentido de fazer cumprir estas mesmas metas.

PUB

Está marcada para o outono de 2021 uma cimeira em que serão apresentados e discutidos os primeiros resultados com altos representantes da EU.

Continuar a ler

RELACIONADOS

Emissões de CO2 registaram queda em 2020

BMW vai reduzir emissões de CO2 em mais de 200 milhões de toneladas até 2030

DS Automobiles apresenta coleção de moda que absorve CO2

A Toyota pretende tornar as suas fábricas neutras de carbono em 2035

COMPUTADOR DE BORDO

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

Atenção às datas de revalidação de carta de condução. Faça tudo online e poupe 10%

VEJA MAIS

MAIS LIDAS