Novo Cupra Leon Competição é impresso em 3D

  • Redação Autoportal
Tecnologia de impressão permite uma maior agilidade, eficiência e flexibilidade na produção das peças

Peças impressas em 3D é o que a Cupra está a utilizar na produção do novo Leon Competição, numa colaboração com a HP.

Maior agilidade, eficiência e flexibilidade são as vantagens de um sistema que veio revolucionar o desenvolvimento dos automóveis.

“Modelámos o módulo do controlo central do volante, a saída de ar do capô, o espelho retrovisor e as entradas de refrigeração para os travões e água”, sublinhou Xavi Serra, responsável de desenvolvimento técnico da Cupra Racing.

As vantagens desta tecnologia são bastantes para a marca que desta forma alcança uma maior eficiência e mais agilidade na produção dos seus modelos.

“O principal objetivo é ter muitas peças num curto espaço de tempo. Podemos testar uma grande variedade de desenhos em pouco tempo. Além disso, como o desenvolvimento do automóvel é feito agora em paralelo, esta tecnologia permite-nos reagir rapidamente a quaisquer alterações que ocorram no processo de design”, acrescentou o responsável da Cupra Racing.

Sendo um automóvel de competição, a fase final do desenvolvimento só pode ser realizada em circuitos e por isso, o Leon Competição, com as suas peças impressas em 3D, foi levado ao limite na pista de Portimão, no Algarve.

“Os resultados foram muito bons e alguns até surpreendentes, porque queríamos levar o material até ao limite", afirma o engenheiro da Cupra.

O novo Cupra Leon Competição já está na reta final de testes e vai ser apresentado a 20 de fevereiro.

  • TEMAS:
  • Cupra

  • Leon competição

  • Peças 3D

Veja mais