Novidades

Aumento de 788 milhões de euros em exportações de componentes automóveis

Em abril verificou-se um aumento de 340% nas exportações de componentes automóveis
Texto
Exportação peças automóveis
Exportação peças automóveis

A Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel (AFIA) anuncia o aumento de 788 milhões de euros em exportações de componentes automóveis no mês de abril.

Com base nas Estatísticas do Comércio Internacional de Bens divulgadas pelo INE, Instituto Nacional de Estatística, este resultado equivale a uma subida de 340%, verificando-se um aumento exponencial face a este mês em 2020, altura em que o valor base era 179 milhões de euros.

De janeiro a abril de 2021 as exportações portuguesas de componentes automóveis atingiram um total de 67%, em que Espanha liderou com um registo de vendas no valor de 1000 milhões de euros, um aumento de 34,9% comparativamente com o ano passado.

Em seguida a Alemanha, com 679 milhões de euros (+24,5%); França com 424 milhões de euros (+27,5%) e o Reino Unido com 191 milhões de euros (-20,0%).

Desde o início de 2021 até o mês de abril houve uma diminuição de 1,3 milhões nas vendas de automóveis, o que comparativamente com este mesmo período em 2019 revela uma queda de 25% nas vendas de automóveis na Europa, principal destino dos componentes fabricados em Portugal.

Apesar do impacto da pandemia, a indústria portuguesa de componentes para automóveis aumentou a sua quota de mercado. A escassez de componentes eletrónicos revela que embora melhor, a situação continua instável, pelo que a falta destes materiais afeta a atividade dos construtores de automóveis.

Car photo created by peoplecreations - www.freepik.com

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal