Segurança conectada: Volvo europeus vão “falar” uns com os outros

  • Redação Autoportal
VÍDEO: Volvo avisam para vias escorregadias

A Volvo anunciou que os seus carros no território europeu vão comunicar entre si a partir de 2020 através dos sistemas se segurança conectada «Hazard Light Alert» e «Slippery Road Alert» avisando, de forma anónima, os condutores para o estado das vias e os perigos na estrada.

Estes sistemas, que utilizam a ‘cloud’ para uma partilha de informação entre veículos Volvo, foram introduzidos em 2016, nos modelos da gama 90, estando inicialmente disponíveis na Suécia e na Noruega.

No próximo ano, a nova tecnologia estará acessível aos outros condutores europeus, sendo uma funcionalidade de série em todos os novos Volvo (a partir do “model year” 2020) – mas que poderá ser aplicada em alguns modelos anteriores.

O «Slippery Road Alert» “permite que o condutor esteja mais atento às condições da estrada, pois recolhe, de forma anónima, informação do estado da mesma a partir de veículos que circulem à frente.”

O «Hazard Light Alert» “avisa antecipadamente os condutores sobre os veículos que, à sua frente, ativaram as suas luzes de perigo. Desta forma, o condutor recebe informação relevante para que possa, antecipadamente, adotar uma postura mais defensiva abrandando a sua velocidade. Este sistema é particularmente útil em estradas com pouca visibilidade.”

A segurança conectada Volvo
Veja mais