Peugeot pronta para apresentar o e-Legend

  • Redação Autoportal
V?DEO: Peugeot revela o e-Legend

A Peugeot prepara-se para apresentar no Salão Automóvel de Paris o seu Peugeot e-Legend Concept, que segundo a marca traduz a sua visão para um futuro otimista e ultra desejável.

Para a Peugeot, autonomia e eletricidade são sinónimos de sensações ainda mais fortes e nesse sentido o e-Legend Concept é um modelo elétrico e utiliza sistemas avançados de condução autónoma e com inspiração retro, que pretende homenagear o 504 Coupé  

O e-Legend apresenta-se com dimensões generosas, 4,65 metros de comprimento, 1,93 metros de largura e 1,37 metros de altura e surge dotado de jantes de 19 polegadas.

Em matéria de motorização, este prototipo, conta com um motor eléctrico de 340 kW, o equivalente a 462 cv de potência, 800 Nm de binário. Uma performance distribuída pelas quatro rodas motrizes e que permite cumprir os 0 aos 100 km/h em menos de 4 segundos e atingir-se uma velocidade máxima de 220 km/h.

A autonomia é de 600 km, segundo o protocolo WLTP, sendo possível recuperar 500 km em 25 minutos, graças ao processo de carregamento rápido.

A frente deste Peugeot e-Legend revela os faróis de LED, uma ampla grelha e um pára-choque dianteiro especialmente projetado para alcançar a mais alta eficiência aerodinâmica. Os espelhos analógicos também desaparecem e dão  lugar a câmeras digitais de desenho moderno.

No interior destaca-se uma mistura de clássico com moderno onde se evidencia um ecrã de grandes dimensões que permitem controlar todas as funções do veículo com uma mão. No painel podemos encontrar uma ecrã retrátil com 49 polegadas, que podemos usar durante a condução autónoma para assistir, por exemplo, um filme. De salientar que o e-Legend reúne até 16 ecrãs de diferentes dimensões com diferentes tamanhos e funções.

Dependendo do tipo de tráfego rodoviário ou do estado de espírito do condutor, o novo Peugeot e-Legend Concept  propõe 2 modos de condução autónoma.

O Soft que privilegia o conforto dos ocupantes com projeção em ecrãs digitais e visualização do mínimo de informações e o Sharp que permite maior dinâmica do veículo e possibilita a máxima conexão às atividades digitais (redes sociais, agenda, etc.).

Já se assumirmos os comandos do e-Legend também podemos usufruir de dois modos de condução. O Legend mais virado para uma condução urbana, com primazia ao conforto, que relembra os três mostradores do 504 Coupé, e apresentação em madeira tratada da informação digital nos diferentes ecrãs.

Por seu lado o sistema de condução Boost, proporciona uma condução dinâmica e estimulante graças ao motor elétrico eficiente. Imersão a 180º com a projeção da estrada num ecrã de grandes dimensões.

Em parceria com a empresa Soundhound, líder das tecnologias de Inteligência Artificial, o Peugeot e-Legend Concept propõe um assistente pessoal, de comando vocal, adaptado à condução autónoma. Através de frases simples, o condutor pode alterar o seu modo de condução, desfrutar da sua playlist preferida, ver, abrir ou fechar as portas eletrificadas do seu veículo.

O sistema responde através da voz digitalizada de Gilles Vidal (diretor de estilo Peugeot), disponível em 17 línguas. Uma versão adaptada aos veículos de série estará disponível nos produtos da marca dentro de 2 anos.

Apesar da Peugeot insistir que o e-Legend é apenas um prototipo e que não existem  planos para se tornar um veículo de produção em série, sabe-se que alguns elementos deste Peugeot vão ser utilizados em modelos futuros.

Peugeot vai apresentar e-Legend Concept em Paris

Comentários

Veja mais