Condutores tiram os olhos da estrada 7% do tempo ao volante

Peugeot i-Cockpit
Peugeot i-Cockpit
Estudo levado a cabo pela Peugeot em Inglaterra

Durante uma hora de viagem, os condutores tiram os olhos da estrada…demasiadas vezes. No total são três quilómetros feitos sem prestar atenção, segundo um estudo levado a cabo pela Peugeot em Inglaterra.

Em 2016, foram registados 1445 acidentes fatais na Grã-Bretanha e deste número, 397 casos foram provocados por falta de atenção à estrada. Ora, a marca francesa estudou vários condutores que realizaram 25 viagens idênticas de 10 quilómetros ao volante de vários modelos SUV, com uns óculos especiais - Tobii Pro Glasses 2, equipados com seis pequenas câmaras que detetam o posicionamento da retina a cada 0,05 segundos.

Os resultados revelaram que, em média, durante uma hora de viagem percorrida a 50km/h, tira-se os olhos da estrada 7% do tempo. Ou seja, no total foram percorridos 3350 metros prestar atenção.

A Peugeot encomendou o estudo para destacar o inovador sistema i-Cockpit, que possui um volante menor e um painel de instrumentos elevado que permite menos movimentos oculares durante a condução. No Peugeot 3008 com sistema i-Cockpit, a atenção melhorou de 93% para 95%, graças ao posicionamento do velocímetro. Além disso, os condutores verificaram a velocidade com mais frequência (três vezes mais).

  • TEMAS:
  • Peugeot

  • Estudo

  • I-Cockpit

Veja mais