Novidades

Kia revela o novo Sorento híbrido plug-in: o mais potente da gama

SUV topo de gama da marca na Europa chega na versão PHEV em meados de 2021
Texto

A Kia revelou o novo Kia Sorento PHEV anunciando esta versão híbrida plug-in como a mais potente e, também, a menos poluente da gama do seu SUV de segmento D.

Este PHEV beneficia logicamente da nova plataforma pensada para a quarta geração do SUV cuja eletrificação foi estreada com o Sorento Hybrid. Desta forma, o Sorento PHEV, como o seu antecessor, mantém a configuração para uma capacidade de cinco a sete lugares.

O mais potente Sorento que virá para o mercado europeu – em meados de 2021, está dotado do motor a gasolina de 1,6 litros T-GDi turbo de 180 cv e 265 Nm e do motor elétrico de 70 kW (89 cv) e 304 Nm, com uma bateria de iões de lítio com 13,8 kWh de capacidade.

A potência conjunta do novo Sorento de 265 cv e o binário de 350 Nm são transmitidos às quatro rodas pela transmissão automática de 6 velocidades – em paralelo, minimizando as perdas de energia e disponibilizando a potência de imediato.

A Kia refere que esta versão é que a menos poluente da gama, mas os níveis de emissões de CO2 estão ainda por homologar reservando a marca esta revelação para mais tarde – assim como em relação à autonomia em modo exclusivamente elétrico.

Nas inovações da motorização destacam-se a estreia de um sistema independente de arrefecimento por água do ‘pack’ de baterias num PHEV, bem como a tecnologia de regulação de abertura e fecho das válvulas permitindo que o motor tenha vários ciclos de combustão para otimizar performance e eficiência energética.

A nova plataforma, com o ‘pack’ de baterias instalado sob o chão do veículo permite ao Sorento uma capacidade de carga até aos 898 litros (modelos de 5 lugares) e até aos 809 litros (7 lugares).

O interior do novo Sorento PHEV apresenta um ecrã de 12,3’’ num painel de instrumentos digital redesenhado com novos gráficos decorrentes da sua motorização e um ecrã de 10,25’’ tátil para o infoentretenimento também com novas funções, nomeadamente em relação às estações de carga.

As tecnologias de conetividade são as já disponibilizadas nas outras versões do SUV, com integração dos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, integrando o sistema telemático Uvo Connect para informações em tempo real desde o trânsito ao tempo, bem como a previsºao de percursos.

O novo Kia Sorento PHEV traz uma vasta gama de assistentes à condução que vão da travagem de emergência, da regulação inteligente da velocidade, de deteção de peões e ciclistas e veículos em cruzamentos, visão a toda a volta, até à estreia do novo sistema de travagem que é acionado automaticamente assim que os airbags disparam numa colisão para mitigar consequências de colisões secundárias.

Na passada semana, a Kia já tinha também anunciado que toda a gama Sorento estará equipada com o sistema de estacionamento remoto. Condutor e ocupantes estarão fora do veículo quando for preciso estacioná-lo em espaços apertados para a sua largura, ou retirá-lo de um ‘aperto’ em que ficou depois do estacionamento de outros veículos – nos respetivos casos, o Sorento terminará ou iniciará a manobra de entrar ou sair desse espaço de forma autónoma.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal