BlackBerry: software da empresa americana tem agora foco em veículos elétricos

  • 18 ago, 16:14
BlackBerry on board (Foto: Media BB)
BlackBerry on board (Foto: Media BB)

Empresa praticamente abandonou o negócio dos telemóveis e está focada no desenvolvimento de software e já está em 195 milhões de veículos.

Recorda-se da marca BlackBerry e dos seus famosos telemóveis com teclado QWERTY, mais adequados para ver e responder a e-mails do que para qualquer outra coisa? Pois então esqueça essa parte. A produção de telemóveis já é passado. A empresa está agora principalmente focada no desenvolvimento de soluções de cibersegurança e de software com múltiplas aplicações, entre as quais o setor automóvel.

A plataforma QNX desenvolvida pela BlackBerry para integrar os sistemas de assistência à condução (os chamados ADAS, do inglês “Advanced Driver Assistance Systems”), já está a ser amplamente usada, em especial pelos fabricantes de veículos com motorizações elétricas (VE). A sua principal mais-valia é a de integrar e processar a enorme quantidade de informação que um VE recolhe em tempo real, através das suas câmaras, radares, sensores ultra-sons e/ou LiDAR, para analisar o ambiente circundante e poder executar funções automatizadas.

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De acordo com o fabricante canadiano, os fabricantes de automóveis podem assim contar com uma base sólida para a construção de ADAS e de software de condução autónoma, na medida em que plataforma por si desenvolvida está apta a gerir toda a informação recolhida pelo veículo e permite a um sistema autónomo compreender o ambiente e tomar decisões em tempo real que controlam, por exemplo, a direção, o acelerador e os travões.

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Dados divulgados pela própria BlackBerry indicam que a sua solução está a ser muito bem recebida pelos construtores de automóveis. Até ao último mês de Junho o seu software tinha sido incorporado em mais de 195 milhões de veículos das marcas Honda, Mercedes-Benz, Toyota, e Volkswagen, entre outras. A empresa alega que a QNX é a escolha preferida de 23 dos 25 fabricantes de EV de topo.

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Para além da plataforma QNX, a BlackBerry disponibiliza também o software IVY, baseado em nuvem. Este otimiza a duração da bateria e a distância de viagem com base em hábitos de condução e pode informar as empresas fornecedoras de energia sobre os melhores locais para a instalação de estações de carregamento, com base na identificação das zonas e rotas com maior densidade de veículos elétricos.

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