Kia XCeed PHEV chega com edição especial e já tem preço de lançamento

  • Redação Autoportal
  • 17 set 2020, 23:12
Manuel Luís Goucha e Vasco Palmeirim

Marca sul coreana já tem versão híbrida plug-in para o seu CUV

A versão plug-in hybrid do Kia XCeed chega a Portugal neste fim de semana com uma versão especial de lançamento, assim como o preço respetivo. O Kia XCeed PHEV First Edition introduz o modelo no mercado nacional como uma edição limitada a 100 unidades com um preço de lançamento de 34.490 euros para particulares – e 27.490 euros para empresas.

Esta versão First Edition do XCeed PHEV premeia os primeiros clientes com o nível mais alto de equipamento da gama oferecendo de série rádio e sistema Navegação com monitor tátil de 10,25´´ (compativel com Android Auto e CarPlay), painel de instrumentos digital SuperVision com ecrã de 12,3'', carregador de smartphone por indução, porta-bagagens inteligente, faróis full led, luzes de máximos automáticas, câmara de estacionamento traseira, chave inteligente (acesso mãos livres).

No que respeita aos equipamentos de segurança ativa destacam-se o assistente de manutenção na faixa de rodagem ou o alerta de colisão frontal, a par de reforços para a condução como são o controlo eletrónico de estabilidade e a vetorização de binário por travagem.

O Kia XCeed plug-in combina o motor a gasolina de 1,6 litros Kappa de 4 cilindros GDI com um motor elétrico de 44,5 kW e a bateria de polímero de iões de lítio de 8,9 kWh. A potência conjunta oferecida pelo grupo propulsor associado à caixa de 6 velocidades de dupla embraiagem (6DCT) é de 141 cv e o binário de 265 Nm. A aceleração do XCeed PHEV faz-se dos 0 aos 100 km/h em 11 segundos.

Com tecnologia de travagem regenerativa para recarregar a bateria a desacelerar ou a travar, o XCee plug-in tem uma autonomia em modo exclusivamente elétrico até 59 km (ciclo urbano WLTP). O CUV (crossover utility vehicle) da Kia está ainda equipado com o Sistema de Som Virtual do Motor, que emite um som com um volume até 59 dBA quando em modo elétrico (a velocidades baixas ou em marcha-atrás), alertando assim os peões para a sua presença.

O XCeed PHEV apresenta também elementos de design próprios como a recém-criada grelha dianteira “nariz de tigre” fechada para maior eficiência aerodinâmica, bem como o para-choques das versões GT-Line. No interior, o sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado "Driver Only" desativa instantaneamente a distribuição de ar para todas as saídas exceto a que está mais próxima do condutor.

A suspensão e a direção do Kia XCeed PHEV sofreram uma ligeira adaptação para garantir as mesmas características de condução apesar da diferente distribuição de peso. As baterias encontram-se sob o banco traseiro e, nesta sua versão híbrida plug-in, o XCeed oferece um espaço de bagageira de 291 litros, que pode aumentar até aos 1243 litros com os bancos traseiros rebatidos.

RELACIONADOS

Guiámos o sedutor Kia XCeed 1.6 CRDi

Kia Ceed recebe tecnologia mild-hybrid e nova caixa de velocidades inteligente

Kia revela o novo Sorento híbrido plug-in: o mais potente da gama

Kia mostra pela primeira vez o renovado Stinger

Kia renova o Stonic que recebe tecnologia mild-hybrid

COMPUTADOR DE BORDO

Fique a saber como são as novas cartas de condução

Descontos nas portagens das ex-Scut de Algarve e Interior vão até aos 55%

Largue o telemóvel: conheça as alterações ao Código da Estrada

VEJA MAIS

MAIS LIDAS