Regresso de uma lenda: Lamborghini Countach LP 500 renasceu

  • Redação Autoportal
  • 3 out, 18:43

Cliente especial lançou o desafio e o Polo Storico da Automobili Lamborghini correspondeu

O Lamborghini Countach LP 500 de 1971 renasceu com a reconstrução de um exemplar a cargo do Polo Storico da Automobili Lamborghini para exibição no Concorso d’Eleganza Villa d’Este deste fim de semana.

O renascimento desta lenda da marca de Sant’Agata Bolognese 50 anos depois da sua estreia foi feita por pedido de um “importante colecionador” da marca e obrigou a mais de 25 mil horas de trabalho em que a participação do Lamborghini Centro Stile foi fundamental na fiel reconstrução do design.

PUB

O Lamborghini Countach LP 500 estreou-se no Salão de Genebra de 1971 como sucessor do lendário Miura e também ele se tornou uma estrela a caminho de lenda. Três anos de desenvolvimento culminaram em 1974 com o sacrifício do LP 500 em testes de colisão e no seu consequente desaparecimento.

Em 2017, um cliente da Lamborghini desafiou o Polo Storico a fazer o renascimento de um carro cuja existência física já só era existente em fotografias. Os primeiros meses deste renascimento foram assim, passados num extenso trabalho de recolha de imagens e documentos.

PUB

A reconstrução começou pelo chassi, depois pela carroçaria num processo de reprodução do antigo com os meios do presente aproveitando de seguida todos os componentes existentes da altura na parte mecânica e refazendo os que já não existiam.

Também os pneus Pirelli Cinturato CN12 que equiparam o LP 500 em Genebra já não existem e, aqui, foi fundamental a colaboração da Lamborghini com a fabricante italiana de pneus (existente desde 1963).

Desta vez, foram os arquivos da Pirelli que se mostraram fundamentais podendo combinar a imagem vintage com os compostos da atualidade reproduzindo os pneus 245/60R14 à frente e 265/60R14 atrás como o original.

PUB

A identificação da cor também passou pelo recurso à documentação existente e a composição para obter o amarelo original ‘Giallo Fly Speciale’ não deixou também de ser conseguida.

Continuar a ler

RELACIONADOS

Uma década de Lamborghini Aventador. Conheça alguns segredos

Lamborghini lança o Huracán STO ao asfalto e pode vê-lo no Algarve!

Marco histórico: SUV Lamborghini Urus atinge 15 mil unidades produzidas

Lamborghini Sián ganha versão Roadster com 819 cv e já esgotou

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS