Novidades

Porsche 911 (964) de 1991 numa versão de motor... elétrico!

Numa transformação da Everrati, o Porsche 911 (964) passou a ser equipado com uma motorização elétrica para ser apresentado em Goodwood
Texto

Os maiores fãs da marca já fecharam a janela ou estão neste momento a abrir uma qualquer rede social com o objetivo de contestar esta ideia demoníaca e capaz de fazer implodir todo o mundo automóvel acompanhado do resto do planeta. No entanto, é mesmo verdade.

Os engenheiros da Everrati, uma empresa sediada em Oxfordshire, desenvolveram uma forma de dar uma nova vida a modelos clássicos que, de outra forma, provavelmente, poderiam não ter um final muito feliz. A solução passa pela sua eletrificação, que dispensa a presença do tradicional motor de combustão, mas que não esquece o prazer de condução, ainda que de uma forma um pouco diferente.

O catálogo da Everrati inclui modelos como o Land Rover Defender ou o Mercedes-Benz Pagade e agora, passa também a incluir o Porsche 911 da geração 964, neste caso, numa unidade de 1991 com a carroçaria mais larga “wide body”, que poderemos conhecer na edição do Festival de Goodwood, no Michelin Supercar Paddock.

Brabham de F1 de 1975 vai rodar no Festival de Goodwood

Lá atrás, tal como deve ser num 911, está agora um motor elétrico alimentado por um sistema de baterias com 53 kWh de capacidade, que é capaz de oferecer uma potência máxima em torno dos 500 cavalos e um binário de 500Nm, sendo que a autonomia máxima anunciada fica muito próxima dos 250 quilómetros.

Em conjunto com a redução de peso, que inclui alguns componentes da carroçaria produzidos em fibra de carbono, este 911 elétrico consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de quatro segundos.

Ferrari com modelos clássicos e novidades em Goodwood

Para conseguir um modelo divertido de conduzir e seguro, no entanto, esta conversão não passou apenas pela substituição do motor de combustão por um elétrico. Neste 911, foi necessário otimizar a distribuição de peso, que ficou igual à do modelo original, e afinar o chassi, de forma que não se perdesse a essência da condução que caracteriza o 911.

Todo este processo contou com a colaboração de Tim Harvey, antigo campeão do BTCC (British Touring Car Championship) e da Porsche Carrera Driver’s Cup.

Se está a pensar em preços, é necessário referir que tudo começa pela parte em que terá de encontrar um Porsche 911 que sirva de base para o projeto. E depois, será necessário adicionar um valor em torno das 250 mil libras (cerca de 290 mil euros), mais impostos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente