Os maiores fãs da marca já fecharam a janela ou estão neste momento a abrir uma qualquer rede social com o objetivo de contestar esta ideia demoníaca e capaz de fazer implodir todo o mundo automóvel acompanhado do resto do planeta. No entanto, é mesmo verdade.
Os engenheiros da Everrati, uma empresa sediada em Oxfordshire, desenvolveram uma forma de dar uma nova vida a modelos clássicos que, de outra forma, provavelmente, poderiam não ter um final muito feliz. A solução passa pela sua eletrificação, que dispensa a presença do tradicional motor de combustão, mas que não esquece o prazer de condução, ainda que de uma forma um pouco diferente.
O catálogo da Everrati inclui modelos como o Land Rover Defender ou o Mercedes-Benz Pagade e agora, passa também a incluir o Porsche 911 da geração 964, neste caso, numa unidade de 1991 com a carroçaria mais larga “wide body”, que poderemos conhecer na edição do Festival de Goodwood, no Michelin Supercar Paddock.
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Lá atrás, tal como deve ser num 911, está agora um motor elétrico alimentado por um sistema de baterias com 53 kWh de capacidade, que é capaz de oferecer uma potência máxima em torno dos 500 cavalos e um binário de 500Nm, sendo que a autonomia máxima anunciada fica muito próxima dos 250 quilómetros.
Em conjunto com a redução de peso, que inclui alguns componentes da carroçaria produzidos em fibra de carbono, este 911 elétrico consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de quatro segundos.
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Para conseguir um modelo divertido de conduzir e seguro, no entanto, esta conversão não passou apenas pela substituição do motor de combustão por um elétrico. Neste 911, foi necessário otimizar a distribuição de peso, que ficou igual à do modelo original, e afinar o chassi, de forma que não se perdesse a essência da condução que caracteriza o 911.
Todo este processo contou com a colaboração de Tim Harvey, antigo campeão do BTCC (British Touring Car Championship) e da Porsche Carrera Driver’s Cup.
Se está a pensar em preços, é necessário referir que tudo começa pela parte em que terá de encontrar um Porsche 911 que sirva de base para o projeto. E depois, será necessário adicionar um valor em torno das 250 mil libras (cerca de 290 mil euros), mais impostos.